Diocese de Crato reconhece o Santuário Nossa Senhora de Fátima
Elevação ao grau de santuário reuniu inúmeros fiéis na celebração
Foto: Estácio Júnior e George Braga - Casa Civil
Joaquim Júnior
16/12/25 9:00

Um mês após a bênção inaugural, a Diocese de Crato reconheceu como santuário o espaço onde está localizado o monumento de Nossa Senhora de Fátima, em Crato. A elevação ao grau de santuário reuniu milhares de fiéis na celebração, também marcada pela posse do reitor, Padre Ricardo Pereira, que assumiu a condução pastoral, administrativa e litúrgica do novo santuário.

Conforme explicou o religioso, ereger canonicamente um santuário é reconhecer um local de peregrinação. “Então, ele é elevado à dignidade de santuário”, contou, ao dizer que, para a Igreja e para os católicos, passa a ser um ponto de peregrinação onde todos podem acorrer para buscar os sacramentos, para a oração ou uma prece mais próxima a Deus. “Os santuários têm esse dever de favorecer aos fiéis um encontro maior com o Senhor, pela administração dos santos sacramentos”, relatou Padre Ricardo.

Desde que inaugurado, o local onde está a imagem de Nossa Senhora de Fátima voltou a receber grande número de fiéis. Com o início do novo Plano de Pastoral para o Santuário, na segunda (15), o acolhimento dos fiéis passou a ser mais intensificado. “Nós queremos fazer o possível para acolher melhor os romeiros e peregrinos que virão”, destacou o reitor do novo santuário, citando que a intenção é caminhar juntos para que isso seja possível.

Atualmente, como citou o Padre Ricardo, o Cariri possui alguns santuários reconhecidos, a exemplo dos que estão em Juazeiro do Norte: do Bom Jesus do Horto, de Nossa Senhora das Dores, de São Francisco de Assis e do Sagrado Coração de Jesus (Salesianos).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE