Jornal do Cariri
“Dia S” de combate ao sarampo é realizado nesta quinta-feira (14)
Vacinação é a forma mais efetiva de prevenção
Foto: Juliel Veras - Sesa
Joaquim Júnior
14/03/24 8:40

Nesta quinta-feira (14) a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza o Dia S de combate ao sarampo. O sarampo é uma doença infecciosa aguda grave viral, transmitida pela saliva, através da fala, da tosse e do espirro. A vacinação é a forma mais efetiva de prevenção. A população de um a 29 anos deve receber duas doses do imunizante, sendo a primeira com a tríplice viral aos 12 meses e a segunda, aos 15 meses com a tetraviral ou tríplice viral + varicela. Já quem tem entre 30 e 59 anos, deve se imunizar com uma dose da vacina tríplice viral, se não vacinado anteriormente.

De acordo com a Sesa, o objetivo do Dia S é reforçar as ações contra a doença, com levantamento de fontes de informação em todos os municípios e Regiões de Saúde. Conforme explica Karizya Veríssimo, assessora do Grupo Técnico das Doenças Preveníveis por Vacinas da Sesa, “a ideia é buscar casos suspeitos com sintomas em prontuários clínicos e fichas de atendimento em serviços de saúde e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), nos últimos 30 dias”, explica. Os principais sintomas para a notificação do sarampo são febre e manchas avermelhadas, assim como tosse, coriza e conjuntivite,

Ela ressalta, ainda, que a ação é importante para estabelecer medidas de controle para conter novos casos. As últimas três notificações de sarampo no Ceará foram confirmadas em 2021. Em 2023, o Ceará notificou 32 casos suspeitos e permanece sem confirmação de casos de sarampo. No ano de 2024, foram notificados dois casos suspeitos, descartados por exames laboratoriais.

Com informações da Ascom Sesa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ