Jornal do Cariri
Dia Mundial do Diabetes alerta sobre cuidados
O Dia Mundial do combate e prevenção ao diabetes alerta sociedade
Foto: Pixabay
Juliana Sátiro
14/11/20 14:00

Neste sábado (14) é comemorado o dia Mundial do combate ao Diabetes. Essa data existe para chamar atenção da sociedade e conscientizar sobre a prevenção e cuidados com a doença. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e da Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP) divulgados em 2012, em Juazeiro do Norte, a taxa de mortalidade da diabetes chega a 41 pessoas por 100 mil habitantes. Já no Crato a taxa é de 25 mortes por 100 mil habitantes. 

A doença é detectada através de exame de sangue, em que se as taxas glicêmicas mostram alteração. Segundo a nutricionista materno-infantil Ingrid Bispo, a alimentação tem papel fundamental para pessoas com diabetes. “Evitar gordura, açúcares e sódio, consumir carboidratos integrais, evitar o consumo de dois tipos de carboidratos na mesma refeição, diminuir o consumo de gorduras saturadas e trans, preferir alimentos assados, grelhados ou cozidos e tomar cuidados com os alimentos diet e light, sempre se lembrar de ler o rótulo” explicou Ingrid. 

É recomendável que cada paciente diabético seja acompanhado por um nutricionista, para construção de um plano alimentar que atenda as necessidades. A prática de exercícios físicos também é importante. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ