JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Devotos buscam a beatificação de santas populares no Cariri
Relatos de milagres nas cidades de Várzea Alegre, Aurora e Milagres levam os fiéis em busca da beatificação das jovens
Foto: Divulgação
Natália Alves
25/10/22 14:47

Nesta segunda-feira (24) foi beatificada Benigna Cardoso da Silva, mais conhecida como Menina Benigna, em uma celebração realizada em Crato. A santa é a primeira beata do Ceará e quarta mártir do Brasil. Devotos da Menina Benigna relatam graças alcançadas por meio de interseção à outras jovens, que tem a história parecida com a da beata.

Francisca Maria do Socorro, morta aos 13 anos, tem seu túmulo situado em Milagres, e recebe diariamente devotos à sua visita. A menina voltava com a avó para casa após buscar água em um bebedouro, quando foi assassinada por um homem. Relatos de curas são comuns quando se trata de Francisca do Socorro, nome popular à menina, como a história de Terezinha Fernandes. Ela relata que a filha foi curada por conta de um terço que ela rezou à Francisca do Socorro.

"Minha menina tem 36 anos e quando ela tinha dois anos levou uma queda e bateu a perna. Então eu fiz uma promessa se caso ela melhorasse eu fazia uma perna de madeira e ia deixar aqui. Tanto que estou aqui e minha filha nunca mais sentiu algo na perna", relatou Terezinha Fernandes.

A autônoma Rita de Cássia afirmou que pesquisou sobre o crime contra Francisca do Socorro, e que o homem que a assassinou foi solto na época por falta de provas. "Foi solto por falta de provas na época pelo juiz de direito por ele [o assassino] não ter as características do criminoso. Ficou impune."

Em Aurora, devotos relatam milagres da Mártir Francisca, morta aos 16 anos pelo ex-noivo, pelo fim do relacionamento. No município, os moradores contam histórias de milagres da Mártir, e ergueram uma capelinha para ela, contendo imagens de santos e relatos de graças alcançadas.

Em Várzea Alegre, Maria de Bil foi assassinada pelo companheiro, Bil, por ele não aceitar o fim do casamento. Maria de Bil foi traída pelo esposo com a irmã dela, e logo quis o fim do relacionamento. Populares relatam que Maria de Bil foi morta em uma estrada na Serra do Gravié. O caminho hoje é percorrido pelos devotos e as cruzes relembram o trajeto feito pelos familiares com o corpo de Maria.

Com informações de G1 Ceará.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE