Jornal do Cariri
Desmoralização política
Madson Vagner
26/10/20 20:55

Depois de anunciar rompimento com o candidato a prefeito do PDT, Deda Pereira, e garantir que seu partido teria candidatura própria em Farias Brito, o petista Samuel Linhares voltou atrás. Samuel vai estar no palanque de Deda, com direito a anúncio feito nas redes sociais no dia 23. Samuel havia deixado a base de oposição dizendo “cobras e lagartos” contra Deda. O petista queria ser indicado como candidato a vice na chapa, mas não teve força para efetivar a pretensão. A aventura de uma candidatura própria não pareceu viável ao partido, que o desencorajou. Samuel volta a base de Deda sem a vice, desmoralizado politicamente e sem explicação palpável para o eleitor petista. E a desmoralização política deve aumentar quando o governador Camilo Santana e o deputado Fernando Santana, ambos do PT, anunciarem apoio ao candidato do PCdoB, Vandevelder Freitas.

Diferença caindo

A disputa em Mauriti está mais acirrada. Pesquisa Ibope, divulgada no dia 21, mostra um crescimento do candidato do DEM, Sávio Martins. Foram 10% em relação à última pesquisa, divulgada na semana anterior. Se o crescimento se mantiver, Sávio passa Isaac Júnior (PT) na reta de chegada da eleição. Segundo os números do Ibope, Júnior permanece na liderança com 56% das intenções de votos, enquanto Sávio chegou a 39%. Na pesquisa anterior, Júnior aparecia com 56%, enquanto Sávio tinha 29%. A diferença caiu de 27% para 17%. A avaliação é que Sávio é o preferido entre os indecisos, mas não avançou no eleitorado petista. Entre os aliados de Sávio, o otimismo é total. Já entre os petistas, o clima é de preocupação, mas também de confiança. A pesquisa fez 301 entrevistas entre os dias 17 e 19 e está registrada com o número CE 00158/2020.

Omissão de bens

O candidato a prefeito de Várzea Alegre pelo PP, Ribamar da Topique, pode ser preso por até cinco anos e, ainda, pagar multa por omitir da Justiça Eleitoral bens no ato de registro da candidatura. A pena está prevista no Art. 350 da Legislação Eleitoral, que fala de “crime de falsidade ideológica eleitoral”. Ribamar da Topique é acusado de omitir da Justiça a existência da empresa “José Ribamar de Almeida Dias – ME” que, segundo a Receita Federal, tem capital social de R$ 120 mil e está sediada na residência do candidato, em Várzea Alegre. A empresa está ativa desde de 2018 e atua no ramo de Transporte Rodoviário Coletivo de Passageiros. Além de fazer itinerário fixo intermunicipal, a empresa presta serviços à Federação Nacional das APAES e ao Instituto Paraibano de Combate ao Câncer. Ribamar da Topique é vereador e está no primeiro mandato.

Disputa incerta

A disputa em Aurora está ficando mais afunilada. A candidatura do ex-prefeito Carlos Macedo foi impugnada pelo juiz João Pimentel Brito. A decisão, publicada no dia 20, já era esperada pelos eleitores e classe política do Município. Mas, o que ninguém esperava era a demora no resultado do pedido de registro do candidato Adailton Macedo (MDB). A indefinição tem balançado apoiadores e a campanha tem perdido força. Já começam a aparecer as primeiras especulações da volta de Júnior Macedo, atual prefeito, e que foi vencido internamente por Adailton. Sob pressão, Júnior acabou desistindo da reeleição. Adailton é denunciado por descumprimento da legislação eleitoral, o que está sendo analisado pelo mesmo juiz que indeferiu Carlos Macedo. Na disputa, apenas Marcone Tavares está oficialmente no páreo e articula o apoio de Carlos Macedo.

Agenor fora do páreo

O ex-prefeito de Salitre, Agenor Ribeiro (PT), está cada vez mais distante de um terceiro mandato. No dia 21, a juíza Carliete Roque, impugnou a candidatura de Agenor, atendendo à solicitação do Pros do Município. Na ação, o Pros alega que Agenor cometeu irregularidades insanáveis, com nota de improbidade administrativa, quando foi prefeito. A acusação é baseada em relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) e, segundo argumentou o Pros, nesse caso, o julgamento passa a ser definitivo. Ainda na ação, a defesa de Agenor contestou a acusação, alegando estrapolamento de prazo do caso no TCU. Após a decisão, a defesa entrou com recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Fortaleza. Mas, a situação é preocupante. O órgão deve julgar o recurso nos próximos dias. Enquanto isso, Agenor garante que mantém sua campanha na rua.

Washington no páreo

Acabou a dúvida, o ex-prefeito Washington Fechine (MDB) é candidato a um novo mandato em Missão Velha. A decisão veio com o deferimento do pedido de registro pelo juiz eleitoral Maurício Hoette, no dia 21. A decisão discordou do parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), que pediu a impugnação de Washington. Além do MPE, pediram o indeferimento da candidatura de Washington o candidato da oposição Luis Rosemberg, o Dr. Lorim (PDT), e a coligação “Missão Velha Pra Mudar e Fazer o Povo Feliz”. A decisão do juiz impõe dura derrota na oposição, que não contava com a participação de Washington na disputa. Apesar de ser o representante da oposição, Dr. Lorim é o atual vice-prefeito, eleito em 2016 com apoio de Washington. Dr. Lorim fez aliança com o ex-prefeito Gidalberto Pinheiro, principal nome da oposição.

Enquanto isso...

... Ainda em Missão Velha, antes da notícia do deferimento, Washington cumpriu a promessa feita recentemente. No dia 22, Washington foi ao distrito de Jamacaru fazer uma caminhada, que surpreendeu pela grande quantidade de pessoas que o acompanharam. Na semana anterior, Dr. Lorim fez a mesma atividade no distrito, onde Washington nasceu.

... Em Salitre, a situação de Agenor só piora. Depois de ser impugnado, sua base definiu apoio a outra candidatura. O prefeito Rondilson Ribeiro (PT) anunciou o nome de Edcarlos Dias, em vídeo divulgados nas redes sociais. Rondilson garante que o grupo não está rompendo, mas cita a conjuntura como motivador para a troca. Edcarlos era o vice da chapa.

... Em Tarrafas, a disputa eleitoral reserva um fato inusitado. Pai e filho estão em lados opostos. O atual prefeito Tertuliano Cândido, o Taiano (PDT), é candidato à reeleição sem o apoio o pai, o ex-prefeito Terto, que está apoiando o Eronildes (PTB), atual vereador. Pai e filho romperam após investigação do Ministério Público, que acabou em pedido de afastamento de Taiano.

... Segundo investigações do MP, Terto organizava um esquema de corrupção que desviou verba pública, enriquecendo ilicitamente. Terto era chefe de gabinete de Taiano. Além de Terto, o vice-prefeito Cícero Palácio (PT) também rompeu com Taiano e está candidato. Ou seja, na última eleição os principais nomes em disputa este ano estavam juntos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ