JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Desmatamento no Cariri atinge área equivalente a 23 mil campos de futebol
MapBiomas aponta devastação ambiental no Cariri nos últimos cinco anos.
Foto: Divulgação Polícia Federal
Robson Roque
08/10/24 14:45

Nos últimos cinco anos, o equivalente a 23 mil campos de futebol foram desmatados no Cariri. Ao todo, são 22,8 mil hectares (ha) em áreas ambientais desflorestadas no período. Três cidades caririenses estão entre os 10 municípios com o maior número de áreas ambientais desmatadas no Ceará. Mauriti ocupa a quarta posição estadual, com 2,4 mil ha desflorestados, Barro é a sexta colocada, com 2,1 mil há, e Araripe está na 10ª colocação, com 1,7 mil ha.

O levantamento foi feito pelo Jornal do Cariri a partir de dados do MapBiomas Alerta (mapbiomas.org). A plataforma é uma iniciativa do Observatório do Clima, entidade mantida por uma rede colaborativa composta por ONGs, universidades e empresas de tecnologia. A entidade constatou áreas devastadas em todas as cidades caririenses. 

Os dados referentes ao Cariri representam 23% do total de quase 100 mil hectares devastados no Ceará, 12ª unidade da federação no ranking de desmatamento. Os números consideram “toda e qualquer perda de vegetação nativa, sem julgamento sobre a legalidade, regularidade ou responsabilidade sobre a supressão da vegetação”, conforme explicado pelo MapBiomas.

Além de Mauriti, Barro e Araripe, completam o “top 10” de cidades com maiores áreas desmatadas no Cariri, nos últimos cinco anos: Salitre, Brejo Santo, Santana do Cariri, Lavras da Mangabeira, Assaré, Aurora e Crato. Juazeiro do Norte ocupa a 25º posição regional e Barbalha a 24ª. Altaneira (62,53 ha), Granjeiro (56,33 ha) e Penaforte (18,60  ha) são os municípios com menores áreas ambientais afetadas. Os dados detalhados de todas as 29 cidades estão disponíveis em www.jornaldocariri.com.br.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE