Jornal do Cariri
Descoberta do soldadinho-do-araripe completa 25 anos
Chapada do Araripe é lar da espécie rara
Foto: Ascom/ Sema
Joaquim Júnior
16/12/21 8:30

Nesta quarta-feira (15), a descoberta do soldadinho-do-araripe completou 25 anos. O pássaro, que possui cerca de 15 centímetros de comprimento e 20 gramas de massa, foi encontrado nas encostas da Chapada do Araripe, no Cariri cearense no ano de 1996. A espécie, como aponta o pesquisador e biólogo, Weber Girão, é simbólica do Ceará.

Como aponta Weber, a Chapada, que abriga o soldadinho, é um planalto famoso por revelar fósseis de aves entre as mais antigas do mundo. “Um dos pássaros neotropicais de origem mais recente (11 mil anos), denominado cientificamente de Antilophia bokermanni”, disse o pesquisador.

Conforme aponta a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o soldadinho-do-araripe é globalmente ameaçado de extinção pela perda de habitat, provocada pelo desmatamento e degradação de mananciais, estando entre as 190 aves classificadas como Criticamente em Perigo de desaparecer no mundo, das quais 22 vivem no Brasil.

Em julho de 2019 o Governo do Ceará criou a Unidade de Conservação (UC) Municipal Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Soldadinho-do-Araripe, que corresponde a uma área de 4.480,07 hectares. A Sema realizou os trabalhos técnicos para criação da REVIS, por meio da Célula de Diversidade Biológica (Cedib), da Coordenadoria de Biodiversidade, da Sema.

Com informações da Sema

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ