Jornal do Cariri
Derrubar Glêdson tem DNA da MXM
11/05/21 0:00


Os movimentos orquestrados dentro da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, para conseguir o impeachment do prefeito Glêdson Bezerra, estariam sendo traçados fora do Legislativo. Os vereadores que comandam essa operação agiriam em comum acordo com a empresa de lixo MXM, que tenta articular a queda de Glêdson. Essa decisão teria sido tomada desde o dia que a MXM foi informada não ter mais chances de manter o contrato de R$3,28 milhões no Município. Sem acreditar num processo licitatório limpo, a MXM diz ter denunciado ao Ministério Público juazeirense vícios na licitação. Glêdson refuta irregularidades. Mas, a Justiça suspendeu. Ciente da manobra, o prefeito Glêdson reagiu: decidiu mudar o edital e fazer um processo licitatório aberto a quem oferecer as melhores condições na coleta e no preço. Não há preferência. Essa posição teria enfurecido novamente a MXM, que resolveu acelerar as conclusões das CPIs na Câmara para afastar Glêdson do cargo, mantendo-a no contrato do lixo.


Núcleo duro de Darlan quer afastamento
 
Nos últimos sete dias, o presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Darlan Lobo, esteve entre a cruz e a espada. Pressionado entre o núcleo duro da sua base de apoio e a opinião pública. Daí, Darlan decidiu apressar o resultado das CPIs contra o prefeito Glêdson Bezerra. Desprezará a opinião pública para agradar aos seus aliados mais próximos e a MXM. A reunião com os cinco vereadores que compõem o núcleo duro pelo impeachment foi na terça-feira passada. Darlan ouviu o que já sabia: exigem aumentar a tensão contra o prefeito. A decisão foi unânime em acelerar o pedido de afastamento a partir dos pareceres das CPIs. Darlan e os cinco vereadores mais a MXM querem dar um golpe completo na vontade do povo de Juazeiro: afastar não apenas Glêdson, mas cobrar do vice-prefeito Giovanni Sampaio, que não assuma a Prefeitura, sob pena de sofrer consequências terríveis. Essa turma só esquece que há Poder Judiciário no Ceará e no Brasil, e vivemos numa democracia.  

Plano B para dar golpe será no TRE

Temeroso de não conseguir afastar o prefeito Glêdson pela Câmara, diante dos interesses econômicos  com a MXM, enrolada em escândalos desde a era Arnon Bezerra, o presidente Darlan teria estado na quinta-feira passada (06) em Fortaleza. Na Capital, buscou um diálogo amistoso com juízes da Justiça Eleitoral. Teria dito a interlocutores que conta com o respaldo da MXM e de uma organização social para financiar a cassação de Glêdson. Não conseguiu conversar com ninguém do TRE  do Ceará. Todos querem distância dos vereadores e dessas empresas. Seus métodos para afrontar ao povo juazeirense foram parar nos gabinetes do Abolição, da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça do Ceará. O caso já chegou até ao conhecimento do presidente nacional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Roberto Barroso.

 Vereadores querem tomar Prefeitura
 

O Grupo dos 5 mais MXM e uma OS a assumir a terceirização da saúde de Juazeiro trabalha para que o  presidente Darlan Lobo assuma a Prefeitura de Juazeiro do Norte. Querem os afastamentos de Glêdson e Giovanni Sampaio, para que Darlan convoque novas eleições. Detalhe: com o controle da máquina administrativa, esse  grupo indicaria um nome para a disputa. Hoje, os nomes do próprio Darlan e do vereador Capitão Vieira são os mais cotados. Todas essas manobras dos vereadores, MXM e OS contariam com o apoio do ex-prefeito Arnon Bezerra, que esteve com Darlan em Fortaleza. O empecilho ao êxito desse golpe: tanto o governador Camilo Santana, quanto o senador Cid Gomes são contrários a essa operação, que consideram aloprada dos vereadores. Essa pressa deles até intimida uma decisão desfavorável ao prefeito Glêdson Bezerra na Justiça Eleitoral. Ninguém quer ter sua imagem vinculada a uma empresa de lixo, implicada em corrupção, nem aos escândalos do Governo Arnon Bezerra.


MP observa movimentos de todos

O Ministério Público de Juazeiro do Norte tem acompanhado atentamente a essas jogadas dos vereadores e de empresas interessadas em licitações vultuosas da Prefeitura na busca do poder. Impressiona a ação dos vereadores que fazem oposição aberta ao prefeito Glêdson em não esconder seus interesses. Falam sem subterfúgios quererem a volta do modelo Arnon Bezerra, onde a administração municipal era compartilhada entre o prefeito e os parlamentares. Todos teriam um pedaço do bolo. Essa a frase usada a exaustão nos corredores da Câmara de Juazeiro. O MP ouve a tudo. Não se manifesta, contudo o que se presencia no embate entre o Executivo e o Legislativo é um retrocesso na democracia do Ceará. A sociedade é a perdedora, e a omissão dos líderes políticos em não virem a público condenar esse golpe é inaceitável. O eleitor escolheu o prefeito. Viva com sua escolha. E aprenda com seus erros. Agora, inaceitável é se admitir um golpe por caprichos ou por poderosos exigem tratamentos diferenciados de quem está sentado na cadeira de prefeito.


 
Glêdson começa a construir base
 
Sabendo da operação para lhe derrubar, o prefeito Glêdson Bezerra resolveu revidar. Com a articulação do vereador Fábio do Gás, o prefeito Glêdson almoçou com 10 vereadores na quarta-feira (05). O encontro foi uma resposta à reunião do presidente Darlan Lobo, que decidiu, com sua base, investir para afastá-lo. Nesse mesmo dia, Glêdson se sentou separadamente com a vereadora Jaqueline Gouveia e depois recebeu Beto Primo e David Araújo. No sábado, foi a vez do vereador Sargento Firmino. Glêdson estreita as relações com a Câmara e garante que está à disposição de todos, com exceção do vereador Capitão Vieira, principal articulador contra sua gestão e pela sua queda. Hoje, Glêdson já diz contar com uma margem de segurança de oito votos, para garantir a derrubada dos pareceres das CPIs.
 

Idab precisa ser afastada de Juazeiro

A Polícia Federal comprovou que a organização social Iabas foi lavanderia do PCC na montagem do hospital de campanha do Maracanã, no Rio de Janeiro. A Iabas está sendo investigada por desvios na saúde carioca que superam os R$ 77 milhões. Essa corrupção aconteceu durante o governo de Wilson Witzel. Essa investigação da PF se estenderá sobre todas as OSs que atuam na saúde do Rio de Janeiro. Uma delas é a Idab, que substituiu a Aceni em Juazeiro do Norte. A Idab vem tendo um desempenho sofrível na administração da UPA de Limoeiro e do hospital São Lucas. Até cheques sem fundo circularam no Município, sob a suspeita de terem sido repassados pela Idab. E há outras denúncias. As suspeitas que pesam contra a Idab crescem num volume insustentável ao prefeito Glêdson Bezerra. Deve romper o contrato e realizar um novo processo licitatório. Escolhendo uma OS que respeite o povo de Juazeiro do Norte. E que seus dirigentes não cedam a tentações de contratar fornecedores entre amigos de parlamentares, como ocorria na gestão Aceni. Isso é passado que não pode voltar. Juazeiro exige uma nova OS com respeito a sua gente.

Disse me disse...
 

Deputado Leonardo Araújo pediu licença de 121 dias por interesse particular da Assembleia Legislativa.

Assume seu lugar no parlamento, como mais novo representante do MDB, o suplente Rafael Branco.

Esse acordo foi selado pelo presidente regional do partido, Eunício Oliveira, e não teve veto do governador Camilo Santana.

Com mais quatro meses de mandato, Rafael Branco tem oportunidade de trabalhar para viabilizar sua candidatura a deputado estadual em 2022.

Eunício Oliveira, começa a montar sua chapa do Cariri para a disputa das vagas para a Assembleia.

Os nomes dos deputados Daniel Oliveira e David de Raimundão terão a companhia do empresário Rafael Branco, como prioridades do Cariri.

Os vereadores Beto Primo e Fábio do Gás são os grandes responsáveis pela aproximação do prefeito Glêdson Bezerra com a Câmara de Juazeiro.
 
Os dois têm desbancado as articulações do Capitão Vieira contra a gestão Gledson. O prefeito quer constituir uma base na Câmara.
 
A articulação de Beto e Fábio já começa a fazer estragos nas pretensões do grupo liderado por Darlan. Nas redes sociais, Darlan acusa essa proximidade de traição.
 
Sem deixar margem para dúvidas, Darlan disse que os vereadores que, hoje, sentam com Glêdson há poucos dias queriam sua queda.
 
Desculpe a ignorância, é verdade que a empresa de lixo MXM financia o movimento dentro da Câmara de Juazeiro para cassar mandato do prefeito Glêdson Bezerra?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ