Jornal do Cariri
Deputados do Cariri na linha de frente contra Enel
10/05/22 13:41

Os deputados caririenses, Fernando Santana (PT) e Guilherme Landim (PDT), estão na linha de frente na luta contra o abuso no aumento tarifário da Enel Ceará. No dia 3, ao lado do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, os dois parlamentares comandaram a reunião do colégio de líderes e Mesa Diretora, para criação de Comissão Especial que avaliará pontos do contrato de concessão da Enel no Ceará. Há um forte apelo popular para o cancelamento da concessão da empresa no Estado. Fernando é vice-presidente da Casa e Guilherme líder do PDT, maior bancada. Dias antes da reunião os dois já haviam protocolado pedido de explicação sobre o aumento de 24,85% e a realização de audiência pública para discutir o tema. Clamor popular, o aumento da tarifa, autorizado pela agência reguladora do setor (Aneel), tem sido pauta em câmaras e entre lideranças políticas do interior. Na luta contra o abuso, Fernando e Guilherme têm sido as vozes ativas dessas lideranças. Independe do resultado, colhem os ganhos políticos em ano de eleição. Estão em alta.

NOTA 02 -

Mauriti na pauta de líderes da Assembleia

Além das pautas em comum, os deputados Guilherme Landim e Fernando Santana disputam os votos em bases caririenses. Ao lado da situação, Fernando recebeu, no dia 5, o prefeito de Mauriti, João Paulo, e o vereador Deusivam. Os dois atualizaram ações do Governo, articuladas por Fernando para o Município. A garantia é que vem notícia boa pela frente. No gabinete de Guilherme, os vereadores de oposição, Rogério Caldeirão, Romário Alencar, Neco Maranhão, Saruê Cardoso e Tonhão Martins, garantiram emenda de R$ 250 mil para compra de aparelho de ultrassonografia. De um lado, Fernando articula a situação e, de outro, Guilherme garante a oposição. Não sobra nada.

NOTA 03 -

Alerta para oposição em Nova Olinda

Nova Olinda terá um pólo da UFCA. O anúncio, feito no dia 07, teve muita repercussão. Vitória administrativa e dor de cabeça política para o prefeito Ítalo Brito (PP). A deputada estadual Fernanda Pessoa, pré-candidata federal com o apoio de Ítalo, não estava na festa. Marcos Sobreira, candidato de Ítalo à reeleição como estadual, estava presente. Estranho é que o prefeito recebeu um adversário, o deputado federal Idilvan Alencar (PDT). Não é novidade que Ítalo tenta fazer parte da base do Governo, mas tem sido vetado por Idilvan. A base oposicionista no Estado acendeu o alerta e Ítalo terá muito a explicar para Roberto Pessoa e Capitão Wagner.

NOTA 04 -

Domingos Neto responde Eunício em Lavras

Uma emenda do deputado federal Domingos Neto para Lavras da Mangabeira motivou uma discussão. O ex-senador Eunício Oliveira acusou o deputado de cancelar a emenda por disputas políticas. Domingos Neto não deixou por menos e, em entrevista a uma rádio local, disse que a emenda não chegou por irresponsabilidade de Ildesser Oliveira, ex-prefeito e sobrinho de Eunício, que não foi assinar o convênio em Brasília. PSD e MDB se enfrentaram na eleição de 2020. Saíram derrotados Ildesser e, por tabela, Eunício. Essa seria a verdadeira causa da tensão, que deve continuar este ano. Eunício Oliveira e Domingos Neto voltam a se enfrentar nas próximas eleições.

ENQUANTO ISSO...

... Em Lavras da Mangabeira, o vereador Titil Lobo, prometido de expulsão por Eunício Oliveira, disse que o ex-senador está errado ao se opor ao prefeito Ronaldo da Madeireira.

... Eunício garante que expulsará Titil do MDB, por ele ter se aliado a Ronaldo. Magoado, o vereador respondeu com dureza: nenhum Oliveira jamais sentará na cadeira de prefeito de Lavras.

... Em Jati, a briga é pela educação. Pelo menos, é o que entendem os pais dos alunos da escola Doralice, no Sítio Carnaúba. Internautas perguntam onde está a educação prometida.

... Os alunos estão sem professores e não tiveram nenhuma aula este ano. A Prefeitura convocou os professores aprovados na seleção. A Justiça também mandou convocar os afastados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ