JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Deputados do Cariri acusam agência de proteger a Enel
A Aneel "é um puxadinho para defender a Enel", acusa Fernando Santana
Foto: Máximo Moura - Alece
Robson Roque
05/09/23 15:00

Os deputados caririenses Fernando Santana (PT) e Guilherme Landim (PDT) acusam a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de favorecer e acobertar a atuação da Enel no Ceará, em meio a denúncias de irregularidades no fornecimento de energia no Ceará.

Os parlamentares coordenam, como presidente e relator, respectivamente, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a companhia, inclusive com poder de polícia, podendo ordenar conduções coercitivas para esclarecimentos.

Na quarta-feira (30), eles convocaram representantes da Aneel para esclarecimentos. Segundo Fernando, “a agência nacional ainda não tomou uma atitude”. Ele detalha que a comissão de deputados solicitou que a Aneel rompesse o vínculo entre o Estado do Ceará e a Enel. “

Ela respondeu em uma página dizendo que não poderia conceder esse pedido previsto em lei. O que nós achamos é que [a Aneel] é um puxadinho para defender a Enel, e não para defender o povo cearense”, considera Fernando.

O deputado Guilherme Landim (PDT) disse estar decepcionado com a atuação da Aneel no caso e quer respostas. “Vamos convocar para que ela venha nos dizer o porquê de uma empresa - que é a que recebe mais multas no Nordeste -, ainda continuar sendo protegida por esse órgão”.

Na esteira de denúncias de favorecimento da agência reguladora nacional, os parlamentares também convocaram o presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), Hélio Leitão, para apresentar dados e avaliação sobre os serviços da Enel.

“A agência vai trazer um dossiê para nos apresentar. Queremos informações para ter um ponto de partida novo de trabalho da CPI. Vamos nos municiar de mais informações, ver até onde a Arce pode ou não investigar, questionar e punir, para que possamos, a partir daí, fazer um trabalho junto à agência nacional”, explica Fernando.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE