Jornal do Cariri
Deputados articulam dia de mobilização contra a Enel
Cariri terá duas audiências públicas sobre a Enel
Foto: Paulo Rocha - Alece
Robson Roque
12/03/24 14:00

Os deputados estaduais do Cariri Fernando Santana (PT) e Guilherme Landim (PDT) mobilizam municípios para um dia de mobilização contra a Enel. A iniciativa está agendada para a próxima sexta-feira (15), com a previsão de audiências públicas nas regiões do Ceará. 

No Cariri, os encontros serão realizados nas câmaras municipais de Crato e Brejo Santo, tendo os dois parlamentares à frente. Também serão promovidas reuniões em Iguatu, Orós, Aracati e Caucaia.

“Será um dia de grande mobilização, para que possamos juntar dados e denúncias da população e trazer para a CPI, para robustecer o nosso material, que já é extenso”, explica Fernando Santana. O parlamentar preside a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga denúncias contra a Enel. 

Ele promete um relatório “responsável, mas contundente, firme, em defesa da população do Ceará, pedindo às autoridades competentes que tomem, urgentemente, uma atitude enérgica contra a Enel, que, repito, é perversa, covarde e desumana”. Responsável pelo relatório, Guilherme Landim declara que dele “sairão indicativos importantes para diversos órgãos”. 

Landim voltou a cobrar a atuação de órgãos fiscalizadores, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Ministério de Minas e Energias e o Ministério Público Federal (MPF). “O Judiciário precisa se posicionar. Cadê o Ministério Público Federal? Essa empresa faz o que quer com os órgãos públicos estaduais, municipais e com o consumidor cearense, e o MPF não faz nada”, considera.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ