Jornal do Cariri
Demissão de servidores gera confronto na Câmara
06/12/22 0:00

Esquentou ainda mais o ambiente político entre o prefeito Glêdson Bezerra e Câmara de Juazeiro do Norte. Na verdade, a briga de verdade é entre Glêdson e o vice-presidente do Legislativo, Capitão Vieira. Na tribuna, Vieira quis dar ar de denúncia ao afastamento de servidores municipais: os gastos com a folha de pagamento estão descontrolados e têm causado demissões em massa. Vieira observa que o Município atingiu o limite dos 54% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, e que pode levar o gestor a responder por improbidade administrativa. O prefeito Glêdson fez um desafio: quer que os parlamentares comparem os dois anos da sua administração com os quatros das últimas gestões do Município. E disparou: estouro com folha se dá, entre outros, pelos reajustes salariais, e o ingresso de mais de 1.500 concursados na estrutura da Prefeitura.

Coincidências contra novo deputado
Uma das 03 operações desencadeadas pela Polícia Federal teve como alvo o deputado federal eleito, Yury do Paredão. Faltando menos de um mês para o término do mandato do presidente Bolsonaro, Yury pode ter sido atingido porque quis ser um deputado que honrasse seus eleitores. Como assim? Yury concedeu entrevista ao jornal OGLOBO, três semanas atrás, defendendo que o PL tivesse um canal aberto com Governo Lula, e que o partido votasse a favor das matérias do bem do Brasil. Esse diálogo Franco numa democracia é o melhor para o País. Mas, alguns bolsonaristas continuam nas portas dos quartéis, defendendo o golpe. Lula não assumiria. Bolsonaro continuaria. Os elementos usados para investigar Yury- o aluguel de 24 tendas por R$51/dia, com parecer aprovado pelo TCE-, só aumenta a teoria de conspiração que seu discurso provocou gente poderosa em Brasília. Yury diz estar pronto para dar todos esclarecimentos. Quiseram alvejá-lo, porém podem tê-lo tornado mais forte. Na equipe de transição, esse caso dele foi tratado como absurdo.

Surgem nomes da equipe de Elmano
Os partidos aliados ao governador eleito Elmano Freitas estão ficando impacientes com a falta de informação oficial sobre a montagem do secretariado. Precisam ter calma. Realmente, não se sabe como será a composição do secretariado e a divisão dos cargos do novo governo. O governador Elmano disse, em entrevista ao portal Poder360, declarou que irá aproveitar boa parte da equipe de secretários do Governo Camilo Santana e Izolda Cela. Outra revelação de Elmano: irá honrar o compromisso de nomear 50% de mulheres para o seu secretariado. Até agora, já se sabe que a secretária Fernanda Pacobayaba continuará na Fazenda. Hugo Figueiredo, do Cariri, será o presidentes Porto do Pecém. Valdemir Catanho será o chefe de gabinete. Já o atual secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, está deixando a função e voltando a trabalhar na iniciativa privada, apesar da insistência de Elmano para ele continuar no cargo.

Aliados de Elmano cobram definição

Os partidos que participaram da coligação que elegeu o governador Elmano de Freitas querem saber onde e como atuarão e reclamam que nada é falado, a não ser na imprensa. Depois do café, no mês passado, as conversas não avançaram e ninguém foi chamado para conversar individualmente, como prometido, para que os convites fossem formulados.Tanto Elmano quanto o senador eleito Camilo estão empenhados em manter a tranquilidade na escolha dos nomes do secretariado. Porém, o clima está esquentando para alguns secretários que não sabem se irão permanecer. Elmano não tem pressa e tirou uma semana de férias para descansar. Não havia parado nem um dia desde a campanha que o colocou no Abolição. Se servir para acalmar ânimos, o secretariado de Camilo, no segundo mandato, só foi divulgado depois do Natal. Entretanto, Elmano pode anunciar seu secretariado após sua diplomação no dia 16 de dezembro.
 

 
Zé Adega e Aloísio Brasil juntos em 2024
 O ex-prefeito do Crato, Zé Adega, e o ex-candidato a deputado, Aluísio Brasil, devem marchar juntos nas eleições de 2024. A aliança partiu de iniciativa de Zé Adega, que convidou Aloísio para o aniversário da sua rádio, a Princesa FM, no sábado (03). Durante o evento, os dois conversaram demoradamente e definiram como prioridade a pré-candidatura de Zé Adega para prefeito. Mas, Aloísio deixou claro que uma segunda opção: em caso de desistência ou inviabilidade de Zé Adega, Aloísio entra em seu lugar. Também anunciou que não aceita ser candidato a vice. Aos aliados próximos, Aloísio acredita que será ele o candidato, pois aposta na desistência de Zé Adega, que sofre com muitos problemas de saúde. Aloísio articula para ganhar um apoio forte em 2024. Neste caso, Artur de Zé Adega, candidato em 2020, seria o vice de Aloísio. Zé Adega e Aloísio ficaram de conversar com suas bases para viabilizar o acordo.
 

Guimarães e Camilo os homens fortes
O novo Governo de Lula só se inicia no dia 1º de Janeiro. Mesmo sem sua posse, já é possível identificar que no Ceará há 02 políticos com interlocução direta com Lula, e com um fator a mais para empoderá-los: ambos são filiados ao PT. Essa é quem mais tem poder junto ao Planalto, apesar das brigas acirradas que acontecem hoje em torno da equipe de transição do Governo Lula. Trata-se do senador Camilo Santana e do deputado federal José Guimarães. Ambos estão, inclusive, cotados para posições de destaque. Camilo é citado como futuro ministro do Desenvolvimento Regional e Guimarães, Relações Institucionais. Camilo prefere que Lula nomeie a governadora Izolda Cela para Educação. Só que o PT de São Paulo veta seu Nonne. Tem aí um impasse. Além dos dois políticos do Ceará, há outros nomes, também com prestígio e que conversam bem com Lula: os deputados Eunicio Oliveira, Luizianne Lins e Zé Airton.


Disse me disse…
 . No Crato, a Câmara está subindo o tom contra a Aegea (Ambiental Crato), responsável pelo saneamento, e os secretários da gestão Zé Ailton.

. A rota de colisão com a gestão é liderada pelo vereador Lucas Brasil, sobrinho de Zé Ailton. A conversa da semana passada não surtiu efeito.

. Faltando menos de um mês para o fim de seu mandato à frente da Câmara de Juazeiro, Darlan Lobo ainda não absorveu a derrota fragorosa que impediu sua reeleição.

. Promete fazer firme oposição à administração de YannyBrena. Fala até em pedir instalação de CPI.

. Essa fúria toda gera a suspeita de que Darlan Lobo está sendo preconceituoso. Afinal, Yanny nem tomou posse.

. Desculpe a ignorância, o prefeito Glêdson Bezerra continuará filiado ao Podemos ou pensa em ingressar no União Brasil?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ