Jornal do Cariri
Definições na disputa de Araripe têm neutralidade de ex-prefeito
20/02/24 0:00

O cenário para a disputa em Araripe começa ganhar contornos de definição. Na oposição, a pré-candidatura do presidente da Câmara, Zé Gordinho (MDB), é uma realidade. Na sessão da Câmara do dia 9, o presidente disparou contra o prefeito Cícero de Deus (PDT). Cobrou o envio de Projetos de Lei em benefício dos professores e agentes de saúde, além de uma solução para as obras paralisadas. Disse que já foi dado muito tempo. Ao lado de Giovane Guedes, Zé Godinho tem intensificado visitas as comunidades. Agora, a oposição espera uma conversa com o empresário Rodrigo Modesto, que teve um enfraquecimento na sua pré-candidatura, com o anúncio do ex-prefeito Humberto Germano, de que estará fora da disputa deste ano. Modesto esperava que Germano estivesse no seu palanque. Germano ficará neutro. Já o prefeito Cícero de Deus se enfraqueceu no cenário estadual, ao permanecer no PDT. As apostas eram de filiação ao PSB. A base do prefeito aposta na divisão da oposição.

PDT prepara candidaturas em Abaiara e Jardim

A passagem do deputado federal e presidente nacional do PDT, André Figueiredo, pelo Cariri, deixou certezas sobre o partido nas disputas deste ano. No município de Abaiara, André esteve com a secretária de Saúde, Elenita Tavares, e os vereadores Lulu, Ismael e Francisco de Tindor. André incentivou Elenita a ser o nome da gestão na disputa. Se aceitar, Elenita pode ser a alternativa do prefeito Afonso Tavares, isolado no PT. Em Jardim, a situação é bem diferente. Em reunião com o vereador Serginho e a ex-candidata Cléa Luz, André bateu o martelo e confirmou a pré-candidatura pelo PDT. Cléa será o nome da oposição ao prefeito Aniziário Costa (PT). Nos dois municípios, a disputa se mostra bem difícil.

Em Tarrafas, Professor Palácio terá apoio de Taiano

O prefeito de Tarrafas, Taiano Martins (PT), surpreendeu ao declarar apoio ao pré-candidato Professor Palácio, durante uma entrevista. Junto a Taiano, os ex-prefeitos Terto Alcântara e Teca Lopes, além de vereadores, seguirão o mesmo caminho. Lançado como terceira via, com os apoios, Palácio passa a polarizar a disputa com o candidato da oposição Eronildes Santos, que já se articula com a base governista, através do PSB de Cid Gomes. Palácio deve se filiar ao PT de José Guimarães e Camilo Santana. Apesar do apoio, a base de Palácio faz questão de afirmar que a adesão de Taiano não mudará o projeto pensado para a campanha e as propostas que devem ser apresentadas para o Município.

Oposição em Milagres definida para a disputa

A saída do deputado estadual Guilherme Landim - da liderança do PDT na região do Cariri - foi definitiva para a composição da oposição em Milagres. Isolados no cenário estadual, o ex-candidato Abraão Sampaio e o empresário Pepe da Papelaria encontraram no PDT alternativa. Em reunião com André Figueiredo, os dois líderes da oposição fecharam a parceria e já assumiram o comando da sigla. A chapa deve ter Abraão candidato a prefeito e Pepe como vice. Em 2020, os dois estavam em lados opostos. A dupla espera contar com o apoio do ex-prefeito Hellosman Sampaio. Mas, apesar da aproximação entre Hellosman e Abraão, há dúvidas do empenho na campanha. Houve divergências de opinião após a eleição.

Enquanto isso...

Ainda em Milagres, a base do prefeito Cícero Figueiredo (PT) comemora. O governador Elmano de Freitas e o ministro Camilo Santana, ambos do PT, têm colocado a reeleição de Figueiredo como prioridade no Estado.

Em seis meses, Elmano e seus secretários estiveram em Milagres por quatro vezes, em diversas inaugurações. A avaliação é que o prestigio pode ajudar na eleição. Jamais uma gestão teve tanta atenção do Estado.

Em Nova Olinda, a disputa está definida. A oposição vai anunciar o nome do empresário Gerlanio Sampaio (PSB) como cabeça de chapa. Falta decidir apenas o nome do candidato a vice.

A decisão por Gerlanio foi unanimidade no grupo que tem ex-prefeito Afonso Sampaio (MDB), a ex-vereadora Socorro Matos e o empresário Neguim da JF. Gerlanio enfrentará o secretário Leonardo Brito (PT).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ