Defensoria Pública reforça discussão sobre saúde mental
Órgão realizou mais de 6.700 atendimentos entre abril e julho
Reprodução Catraca Livre
Jaqueline Freitas
22/07/20 20:09

Um documento da Organização das Nações Unidas, lançado em maio deste ano, apontou a necessidade de aumentar os serviços de saúde mental durante a pandemia de covid-19, que tem agravado sintomas de ansiedade e questões voltadas à saúde mental. Uma equipe psicossocial da Defensoria Pública do Ceará promove atendimentos remotos, por meio de escuta cuidadosa de pessoas que entram em contato com o órgão.

De abril a junho, foram registrados 6.710 atendimentos, sendo que mais da metade aconteceu em junho: 3.445 contatos. Fabiane Matos é assistente social da equipe psicossocial, atende demanda de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, e reforça que a Defensoria Pública vem realizando diversos atendimentos, mesmo em home office, seja por ligações telefônicas, mensagens de voz e texto ou vídeo chamada.

A demanda advém da busca espontânea e dos encaminhamentos feitos pelos defensores públicos, através dos canais de atendimentos disponibilizados. “compreendemos a importância dos equipamentos sociais e da saúde, especialmente no âmbito da saúde mental, como aliados na promoção da melhor qualidade de vida aos assistidos”, diz Fabiane. Muitas vezes, as equipes precisam fazer encaminhamentos a órgãos mantidos pelas prefeituras ou pelo Estado, para a demanda ser solucionada por completo. O olhar dos especialistas no telefonema precisa ser abrangente, compreendendo de quais outras formas a Instituição pode contribuir para melhorar a qualidade de vida daquela pessoa.

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