JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Declarações do presidente do TRE-Ceará mostram importância do combate às facções
25/03/25 0:00

Na abertura do Congresso Regional Eleitoral, desembargador Raimundo Nonato, em Juazeiro do Norte, na quinta (20), fez duras críticas sobre a situação da violência no Estado: “ Estamos numa situação difícil. As drogas, as facções estão avançando a passos largos. O estado legal foi engolido pelo estado marginal”. E a cobrança ao combate à atuação das facções no Estado prosseguiu, em artigo escrito e pelo presidente do TRE-Ceará e pelo advogado Leopoldo Martins, encaminhado ao Jornal do Cariri, onde é exposto: “uma realidade alarmante que vem se consolidando no Brasil: a infiltração de facções criminosas nas estruturas do poder público. Essa comprovação não apenas reflete a gravidade da situação, mas também evidencia a urgência de uma resposta eficaz e coordenada para combater o avanço do crime organizado, que avança a passos largos, enquanto o Estado parece incapaz de reagir de forma proporcional.” Ainda segundo o texto do presidente desembargador Raimundo Nonato/Leopoldo Martins, sobre a violência, esse problema hoje é nacional: “ essa dinâmica perversa não é um fenômeno recente, mas sim o resultado de um processo histórico de negligência, corrupção e fragilidade institucional. Ao longo dos anos, as facções criminosas têm se aproveitado de brechas no sistema para expandir sua influência, infiltrando-se em órgãos públicos, corrompendo agentes do Estado e cooptando lideranças políticas. Essa penetração não se limita às esferas locais; ela alcança níveis estaduais e federais.”

Elmano combate facções, sem medo e sem tréguas
É irrefutável a coragem do governador Elmano, no combate às organizações criminosas no Ceará. Ao falar à Veja, Elmano foi firme sobre a gravidade do poderio das facções no País: “ Infelizmente, a atuação do crime organizado ocorre no Brasil inteiro. Não é fenômeno de um só estado. O que temos feito no Ceará é enfrentar com muita força as facções. Temos reforçado nossas tropas e feito várias prisões, desarticulado grupos criminosos. Defendo sempre que haja uma união do país contra a violência, que os estados possam ter um apoio mais forte do governo federal, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso para verificar a questão das leis.” Elmano ainda pontuou sobre a situação da segurança no Brasil: “ A segurança é o tema mais desafiador. Diferentemente da saúde, área em que construímos hospitais e apoiamos a rede básica e de atenção primária, na segurança pública temos inimigos muito poderosos atuando, as organizações criminosas internacionais, que estão muito capilarizadas em todo o território nacional. Temos buscado investir na área de inteligência.” E apontou caminhos: “ estamos fazendo estudos sobre a lavagem de dinheiro. Já entendemos que é importante asfixiar essas quadrilhas. Furtos e roubos diminuíram, mas reduzimos muito pouco os índices de assassinatos no Estado. Temos facções disputando território e usando os jovens pobres. Mais de 80% dos homicídios no Ceará são de pessoas que integram essas organizações criminosas.”

Elmano articula para garantir apoio do centrão
Na corrida eleitoral de 2026, o governador Elmano de Freitas tem uma preocupação: construir em torno de sua candidatura à reeleição uma ampla frente de partidos, não apenas de esquerda, mas também do centro. Assim, trabalha para manter o apoio do PP, PSD, Republicanos e não descarta atrair também o União Brasil. Mas, Elmano sabe que não é fácil. Está sendo fechada uma federação nacional do PP com União Brasil, e os presidentes do PP e do UB, Ciro Nogueira e Antônio Rueda, dizem abertamente que a nova federação não pretende apoiar o PT, nem na disputa presidencial na continuidade de Lula, nem nos estados. Porém, Elmano não desiste: “Queremos que esse arco de alianças possa se manter (no Ceará). Temos a leitura de que a disputa da sociedade brasileira não é de um partido da centro-esquerda contra um partido da esquerda. A disputa é de um campo democrático contra uma força com forte viés fascista e ditatorial, que é o bolsonarismo. Veja as investigações sobre um plano de tirar a vida do vice-presidente e do presidente da República, de golpe, de prisão, de morte de um ministro da Suprema Corte. Isso demonstra que tipo de força política nós estamos enfrentando. Portanto, o PT precisa ter muita clareza de deixar de falar apenas para a sua bolha e falar para a sociedade como um todo". Essas declarações do governador Elmano foram dadas numa entrevista à revista Veja, desta semana.

Relação com Cid não preocupa Elmano
O governador Elmano admite que o PSB foi o partido que mais elegeu prefeitos no Ceará em 2024. Liderado pelo senador Cid Gomes, que ensaia uma reaproximação com o seu irmão Ciro, que é do PDT e com quem estava rompido, não surge como dificuldade para o Governador. Elmano acredita na sinceridade das palavras de Cid Gomes, que irá apoiar a sua reeleição. Sobre o fato de ter o maior número de prefeitos, Elmano se manifestou: “Não vejo como ameaça um partido da base aliada crescer”. E comentou a volta da relação entre os irmãos Ferreira Gomes: “ No que diz respeito à aproximação dos irmãos (Cid e Ciro Gomes), enquanto família, espero que reatem suas relações pessoais. Mas, do ponto de vista político, a postura que o Ciro tem hoje, em relação ao PT, em especial ao presidente Lula e ao ministro Camilo Santana, é inaceitável e inviabiliza termos um relacionamento político positivo. O posicionamento dele falta com a verdade e é completamente desvinculado da realidade, seja no estado, seja no país. “ A opinião do governador Elmano é clara: não quer mais proximidade com Ciro, a quem considera um adversário. Descarta conversas com Ciro, e não o poupa, ciente que não é poupado: “É só olharmos os últimos resultados eleitorais no Ceará: o grupo político que o Ciro expressa não elegeu quase nenhum prefeito. A população está dando um recado claro para ele.”

Base governista fora do palanque na festa 
A festa dos parabéns do Padre Cícero, iniciada na noite do domingo (23), teve a presença de várias autoridades, principalmente políticas. O detalhe é que somente as lideranças ligadas ao governo Glêdson Bezerra subiram ao palanque das autoridades. Deputados, vereadores e lideranças ligadas ao governador Elmano de Freitas (PT) e ao ministro Camilo Santana (PT) não foram até o palco do evento. Importante ressaltar que a ausência no palanque foi opcional. O convite, feito pelas autoridades eclesiásticas, é de âmbito geral, sem citar nomes. O grupo governista, representado pelos deputados Davi de Raimundão (MDB) e Fernando Santana (PT), não subiu ao palanque. Já no palanque, discursaram o prefeito Glêdson, o presidente da Câmara, Felipe Vasques (Agir), e o deputado federal Danilo Forte (União). Aliás, Danilo, em seu discurso, voltou a lançar o prefeito Glêdson para governador. Foi enfático ao dizer que o nome para libertar o Ceará virá de Juazeiro do Norte. Glêdson apenas sorriu.
 
Felipe Vasques tem carta branca para ser federal 
O presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, vereador Felipe Vasques (Agir), deve mesmo disputar uma vaga de deputado federal em 2026. O aval foi recebido no dia 13, durante visita à Brasília. Felipe esteve com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, liderança do MDB e um de seus mentores na política. Na pauta oficial, Felipe solicitou a ampliação no número de unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida” no Município e conseguiu mais 200 casas para Juazeiro. Na pauta política, Felipe tratou da sua candidatura. A dúvida é se a candidatura será pelo MDB. Mas, isso deve ser tratado mais tarde. Ao chegar no Cariri, já no dia 19, Felipe foi a Missão Velha, onde sentou com vários vereadores e discutiu apoio. Estava ao lado de vereadores de Juazeiro que, também, estão fechados com a sua candidatura. Foi dada a largada para o trabalho de viabilidade eleitoral. Entre os partidos que já sondaram para filiar o presidente Felipe, está o PSB.
 
Disse me disse…
Cid Gomes declarou, durante entrevista em Sobral, na sexta (21), não ser candidato a nada. Apoiará Júnior Mano para senador.
 
A Câmara de Juazeiro está sendo palco de machismo. O vereador Rafael Cearense está sendo acusado de discriminação contra as vereadoras Rita Monteiro e Jacqueline.
 
Na sessão do dia 18, Rita cobrou celeridade nos debates e foi aconselhada a ir para casa. Sussurrando, Rafael disse que era hora de mulher estar em casa. A sessão passava da meia-noite.
 
O PSB de Juazeiro do Norte deve renovar sua direção na sexta-feira (28). Para a eleição, o partido convocou, por edital, os filiados para o Encontro Municipal.
 
O evento do PSB será na Câmara de Vereadores e deve escolher ainda os delegados para o Congresso Estadual, que pode trazer um embate entre Cid Gomes e o atual presidente estadual Eudoro Santana.

O vereador Lukão (PSDB) mostrou grosseria desnecessária na sessão do dia 18, durante a votação do projeto que concedeu homenagens à Onélia Santana, conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), e ao ex-deputado estadual Eudoro Santana.

Sem necessidade, transformou a aprovação em uma verdadeira guerra. Lukão pediu destaque para a votação, pedindo que fosse votado em separado. E atacou a família do ministro Camilo.

Desculpe a ignorância, o governador Elmano está mostrando coragem ao enfrentar as facções criminosas no Ceará?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE