Jornal do Cariri
Decisões judiciais para vereadores de Jati e Campos Sales
27/06/23 0:00

Os vereadores de Campos Sales não têm facilidade, quando o assunto é o reajuste dos seus vencimentos. Sem aumentos desde 2016, no último dia 19, os parlamentares tiveram mais uma decisão desfavorável. Desta vez, o Tribunal de Justiça do Ceará manteve a decisão de primeira instância, de 2020, que congelou os ganhos. O ganho político é do vereador Robson Miranda, que entrou com a ação. Com a decisão ficam impedidos, também, os aumentos para prefeito, vice e secretários. O efeito dominó, que já dura oito anos, garantiu uma economia de R$ 3 milhões aos cofres públicos. Mas, essa realidade é bem diferente em Jati, onde a decisão de aumentar os próprios salários é soberana. Isso, sem falar que a votação, realizada na sessão do dia 20, acontece contra a lei, que diz que a votação tem que acontecer no último ano de mandato, com aplicação para o primeiro ano da legislatura seguinte. Bom, isso em Jati é apenas teoria e resta à população apenas a revolta, com os 50% de reajuste dos vereadores.

Oposição em Potengi está montada

A preocupação da direção estadual do PT com a reeleição do prefeito de Potengi, Edson Veriato, tem razão. A chapa opositora está montada e trabalhando. O empresário Salviano Alencar se articula e já colhe frutos desse trabalho. Aliado ao vice-prefeito Humberto dos Barreiros (PP), Salviano tem percorrido as comunidades para identificar demandas para a construção da proposta política e administrativa que apresentará na campanha. Salviano avalia se filiar ao Republicanos, para junto com o PP de Humberto, neutralizar parte da base governista. Salviano aposta no desgaste do prefeito na Câmara e na Justiça, além da ausência nas comunidades para facilitar o trabalho já iniciado. Está dando certo!

Pode ter reedição de disputa em Santana 

A próxima eleição municipal em Santana do Cariri pode reeditar a disputa de 2020. Pelo menos é o que tem garantido o articulador Pedro de Gerson, pai do ex-prefeito Pedro Henrique (MDB). Pedro de Gerson tem repetido que “vai pra cima” e não esconde que quer ganhar a eleição a qualquer custo. O problema é que, entre as ações, Pedro de Gerson tem colocado sua estrutura empresarial, como máquinas pesadas, para atender demandas de eleitores. Claro, tudo observado pela base do prefeito Samuel Cidade, para denunciar compra de voto. Nos bastidores Pedro de Gerson avalia que nem

Jesus impedirá do seu grupo voltar ao poder. Jesus Garcia é ex-prefeito e avô do prefeito Samuel, e forte liderança na cidade. A disputa promete.

Carlos Macedo e Adailton discutem oposição 

Adversários históricos, os ex-prefeitos de Aurora, Carlos Macedo (PSB) e Adailton Macedo (MDB), estão conversando para unir as oposições contra a reeleição do prefeito Marcone Tavares (PSD). Durante o São João do Sítio Tipi, na residência do ex-candidato a prefeito, Willames Bezerra, os três sentaram para discutir a unificação da oposição contra a reeleição do prefeito Marcone. Segundo pessoas próximas, a aliança é certa, faltando apenas decidir os nomes para a composição da chapa. Uma das agendas do grupo deve ser com a presidente da Câmara, Marina Leite, que ameaça desembarcar da base de Marcone. A certeza da aliança promete motivar outros desembarques do governo Marcone.

Enquanto isso...

Em Jardim, o MDB discute a candidatura do médico Dr. Coutinho. A articulação é feita pelo presidente da Câmara, Zé Napoleão (MDB), que é irmão de Dr. Coutinho. A articulação está no início, mas já repercute.

Zé Napoleão e Dr. Coutinho estão aliados ao prefeito Aniziário Costa e devem abrir a discussão para a candidatura ter apoio da base. A dificuldade é convencer a base petista, que conta com uma candidatura própria.

Em Abaiara, o prefeito Afonso Tavares (PT) faz uma gestão fantasma. Permanece no cargo, mas é ignorado pelos governos e lideranças do estado e nacional. Vê a força do seu vice Ângelo Sampaio (Angim) crescer.

No dia 14, Angim foi chamado em Fortaleza para receber a autorização da obra da rotatória da entrada da cidade. A liberação junto a SOP só aconteceu com a presença de Angim. A revolta de Afonso é total.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ