Jornal do Cariri
De mal a pior
05/10/21 0:00

Os escândalos na gestão do prefeito Edson Veriato, em Potengi, estão ultrapassando o limite da política. Depois da crise com as demissões de garis, sem justa causa, o fim de semana marcou mais uma polêmica na gestão. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra duas pessoas fazendo sexo dentro do setor de licitação da Prefeitura. A crise chegou à população, que avalia o caso como “pouca vergonha”. O prefeito ficou em silêncio. Já o vice-prefeito, Humberto do Barreiros, quer realmente um novo rumo político e deve assinar ficha de filiação ao PP nesta quarta-feira (06). Está fechado com o grupo do secretário das Cidades e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque. Veriato ainda não decidiu sua saída do Psol, mas está abandonando o partido aos poucos. Para o próximo ano, deve votar em Fernando Santana para estadual. Quando sindicalista, Veriato votava em Renato Rozeno.

Disputa dividida 

Na disputa em Nova Olinda, o prefeito Ítalo Alencar tem propagado pelas esquinas do Município que seus candidatos serão os mais votados nas eleições do próximo ano. Claro, a possibilidade é a mais provável. Mas o prefeito só precisa dizer quem são. Oficialmente, fala-se na defesa à reeleição do deputado estadual Marcos Sobreira, mas pelo histórico do prefeito, devem vir mais dois nomes para rivalizar. Isso é o que avalia a oposição, que garante: Ítalo é conhecido por dividir seu colégio eleitoral. A cidade já espera quem será a segunda opção. Por isso, muitos apostam que um candidato da oposição pode ficar à frente de Marcos Sobreira. Nomes como Fernando Santana, Rafael Branco e Guilherme Landim podem surpreender. Na Câmara, Ítalo tenta unir todos em torno dele, para depois dividir entre os candidatos. 

Disputa antecipada 

A eleição do próximo ano, em Várzea Alegre, promete se transformar em uma disputa caseira. Decidido a derrotar o prefeito Zé Helder, o ex-prefeito Vanderlei Freire tem confirmado sua candidatura a deputado estadual. Ele está disposto a aproveitar o desgaste de Zé Helder para derrotá-lo durante seu governo. Vanderlei garante que será o deputado estadual mais votado do município e que vai derrotar os candidatos apoiados por Zé Helder. O ex-prefeito vai apoiar a reeleição do deputado federal AJ Albuquerque contra Domingos Neto, candidato de Zé Helder. Há quem garanta que Zé Helder prometeu votos também a Mauro Filho. A divisão pode contribuir para o sucesso de Vanderlei. O nome que disputará de forma direta com Vanderlei deve vir de uma indicação do prefeito de Fortaleza, José Sarto. Claro, a disputa tem como horizonte a eleição municipal de 2024. 

Procap na cola 

O Ministério Público do Ceará comandou mais uma operação contra a corrupção no Cariri. A “Operação Descarte” cumpriu 11 mandados de busca e apreensão, no dia 29, em Jardim. Promotores e agentes da Polícia Civil apreenderam equipamentos e documentos na sede da Prefeitura, casa do prefeito, secretários e na sede da empresa Lockar Locadora de Automóveis Ltda, em Juazeiro do Norte. A investigação da Procap aponta fraudes em licitações, inexecução contratual e sobrepreço para a execução do serviço de limpeza pública no município. Até agora, não havia denúncia contra o prefeito Aniziário, mas essa investigação revela um esquema que teria recebido, aproximadamente, R$ 8 milhões. Entre os aliados de Aniziário, a avaliação é que houve erro dele ao confiar em quem não devia. O discurso é: até que se prove o contrário, Aniziário é honesto. 

Mostrando força 

O prefeito de Antonina do Norte, Antônio Filho, está livre de mais uma conta do seu primeiro governo. Na sexta-feira, dia 1º, a Câmara derrubou o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e aprovou as contas de governo do exercício 2011. Foram sete votos a favor e apenas dois contra; exatamente os dois terços necessários para mudar a decisão do TCE, que havia emitido parecer pela desaprovação. O gestor reclamou que foi prejudicado em atecnias e avaliou que a Câmara fez justiça a sua conduta à frente da Prefeitura. Com a aprovação, Antônio Filho fica tranquilo para seguir sua atual gestão, que demonstra ter base solida no Legislativo. Durante a sessão, o próprio prefeito fez a defesa das suas contas e tirou dúvidas dos parlamentares sobre os problemas apontados pelos técnicos do TCE. Pelo resultado da votação, convenceu os vereadores. 

Manda quem pode 

A primeira-dama de Aurora, Edna Tavares, parece ter encarnado o adágio popular: “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Na gestão do marido, o prefeito Marcone Tavares, ela é quem dá as cartas. Na gestão, Edna já assumiu as secretarias de Saúde e Educação, iniciando os trabalhos pela chefia de Gabinete. Na verdade, ela continua mandando nos três, tanto que a primeira secretária de Educação, Dulce Célia, caiu por não aceitar a imposição. Na Saúde, o secretário David Duarte chegou a postar nas redes sociais que não adiantava ser secretário “fantoche” e, claro, também caiu. Hoje, Edna está à frente da Saúde, mas mantém o controle da Educação, com auxílio da irmã, servidora da Crede em Juazeiro do Norte. Mas e o prefeito? Bom, o prefeito Marcone assiste a tudo calado. A avaliação da oposição é que nas três secretarias ele não manda em nada. 

Enquanto isso... 

... Ainda em Aurora, a primeira-dama Edna Tavares foi acusada de receber indevidamente salário do Estado, onde é professora, e do Município, onde passeia por secretarias. A primeira-dama chegou a bater boca com internautas sobre a situação, mas os contracheques não deixam dúvidas: houve duplicidade. A questão é se há irregularidades. 

... A situação desgasta ainda mais o prefeito Marcone Tavares, que responde por uso indevido das maquinas do PAC e pode pegar até 12 anos de cadeia. As máquinas estavam a serviços de um particular na construção de um Parque de Vaquejada na zona rural. Um dos depoimentos foi direto e conclusivo: “foi o prefeito quem mandou”. 

... Em Milagres, o prefeito Cícero Figueiredo ainda comemora as palavras do governador Camilo Santana sobre seu governo. “Ele é uma pessoa maravilhosa, muito bem intencionado. Vamos dá todo apoio a Figueiredo. Ele me fez várias reivindicações e vamos em breve anunciar em benefício do povo de Milagres”, disse Camilo.  ... Depois de tecer os elogios, o governador Camilo foi questionado sobre as obras da Arena Milagres e foi taxativo: “Vamos entregar e anunciar novas ações para o Município. Não tenho dúvidas de que Figueiredo fará uma grande administração e contará com todo meu apoio”. O prefeito é aliado antigo do governador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ