Jornal do Cariri
De apoiador a oposição, Salviano mostra força na disputa de Potengi
03/10/23 0:00

Favorito para liderar oposição em Potengi, na eleição do próximo ano, contra a reeleição do prefeito Edson Veriato (PT), o empresário Salviano Alencar deu uma demonstração de força política no fim de semana. Na sexta-feira (29), reuniu dezenas de lideranças e centenas de pessoas para discutir o futuro político do município. Demandas históricas e mudanças de atitude no Poder Executivo local foram a base para as discussões. As principais críticas ao atual gestor vieram do ex-prefeito Samuel Carlos, que se colocou favorável a pré-candidatura de Salviano. Estiveram presentes, ainda, o vice-prefeito Humberto dos Barreiros e vereadores. O encontro gerou um movimento denominado “Caravana da Mudança” e vai percorrer o Município, discutindo e ouvindo a população. A base do prefeito Edson avalia como preocupante o avanço. Salviano tem sido cortejado por vários partidos, mas deve mesmo se filiar ao PDT de Cid Gomes. Em 2020, Salviano foi um dos principais apoiadores de Edson Veriato.

PT de Abaiara deve mesmo ficar com vice-prefeito

A queda de braço entre o prefeito Afonso Sampaio e o vice Ângelo Furtado, conhecido como Angim, já tem um desfecho. Em resposta a militantes, durante a Plenária do partido em Milagres, o deputado federal José Guimarães foi direto, ao afirmar que o candidato do partido no município será Angim. A reação do prefeito Afonso, filiado ao partido foi de revolta. Logo após a afirmação, começou a ligar para aliados, afim de garantir que a legenda continua sob seu comando. Tarde demais, ninguém acreditou. Agora, Afonso se resume a queixa de que Guimarães não poderia ter feito isso. Por sua vez, Angim articula a base aliada ao seu redor. Afonso está isolado, assistindo o fim do seu governo antes da hora.

Ex-prefeito de Mauriti garante que não vai à disputa

O ex-prefeito de Mauriti, Isaac Júnior, rebateu informações de bastidores, publicadas por esta coluna, que davam conta de sua disposição em disputar novamente a Prefeitura, caso o prefeito João Paulo não melhorasse seu desempenho. Em nota, divulgada nas redes sociais, Júnior garante que não disputará, sob hipótese alguma, e que, “pessoalmente”, acha que João Paulo deva ser o candidato. Apesar da defesa à reeleição, o ex-prefeito deixou clara que essa não está assegurada. Ele afirmou que “quem vai dizer se a candidatura de João Paulo é viável ou não serão as pesquisas e o Partido dos Trabalhadores”, ou seja, há dúvidas. Pelo menos, ficou a palavra do ex-prefeito de que não há uma trama em curso.

Base de Assaré blindada para campanha antecipada

Pressionada por especulações sobre a reeleição do prefeito Libório Leite, a base aliada tem garantido que não há discussão e que ainda é cedo para discutir eleição. O discurso é feito pelo prefeito Libório, que prefere falar sobre as dificuldades encontradas e os acertos da gestão. A negativa em falar sobre o pleito tem levado a uma avaliação de desistência da disputa, o que estaria fora de pauta, segundo aliados como os ex-prefeitos Benjamim Oliveira e Samuel Freire. Os dois garantem que Libório tem feito um grande trabalho e que será natural sua reeleição. Já Libório continua dizendo que só discute reeleição no tempo certo, ou seja, em 2024, evitando a antecipação da campanha.

Enquanto isso...

Em Missão Velha, ainda repercute a foto de um encontro entre o prefeito Dr. Lorim e o deputado federal José Guimarães, no dia 22 de setembro, durante passagem pela região. Na pauta oficial, a discussão de projetos.

Mas, na discussão de bastidores, a pauta do encontro entre Dr. Lorim e Guimarães passou pela política, e política eleitoral. Lorim estaria preparando o terreno para ingressar no PT. A pergunta é: será?

O prefeito de Milagres, Cícero Figueiredo, continua agregando apoios significativos para sua reeleição. O mais recente foi o deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Santana.

Fernando vem se somar aos deputados estaduais Daniel Oliveira e Guilherme Landim, além dos federais José Guimarães e Eunício Oliveira. O detalhe é que Fernando foi votado pela oposição em 2022.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ