Jornal do Cariri
Curta-metragem ‘Juazeiro’ será exibido no CCBNB Cariri
audiovisual é dirigido, roteirizado e encenado pela artista Lara Alencar
Crédito: Lara Alencar
GENEUZA MUNIZ
04/04/22 20:00

O curta-metragem ‘Juazeiro’ será exibido nesta quinta-feira (7), às 17h30,  no Teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri- CCBNB Cariri,  em Juazeiro do Norte. Ele faz parte da programação de cinema do mês de abril da instituição e é fruto de um trabalho feito pela artista cratense Lara Alencar. A artista trará como tema a discussão ‘Juazeiro pelos olhos da palavra’ onde o trabalho será exibido e discutido trazendo temas em torno da oralidade, literatura e audiovisual. 

“Esta atividade tem como intuito entender o processo da criação de Juazeiro do Norte por meio da palavra, das histórias contadas a partir dos corpos romeiros que constroem a cidade. O curta ‘Juazeiro’ fala sobre uma corpa romeira, a Dona Isaura, que é uma mulher vinda em diáspora para a cidade da fé. A discussão será em cima das interrelações da fé, do patrimônio imaterial, da reza e das histórias pela cidade. A proposta é fomentar as trocas por meio da palavra e do audiovisual”, conta Lara. 

A diáspora por meio dos andarilhos da fé ergueram a cidade de Juazeiro do Norte. As romarias à procura da cidade de Padre Cícero e dos milagres que entrelaçam esse lugar promoveram muitos encontros entre diversos povos. As chegadas e partidas, os encontros e desencontros, dão sentido e sentimento a essa construção coletiva.

A proposta Juazeiro pelos olhos da palavra, visa promover o debate sobre como a construção de Juazeiro dá vida a um cenário imagético por meio da palavra, seja ela contando fatos reais ou fatos imaginários. Até que ponto o real se diverge do conto? Onde a literatura eterniza esta cultura? O material base para discussão será o curta ‘Juazeiro’ escrito, dirigido e protagonizado pela artista Lara Alencar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ