Jornal do Cariri
Curso de Medicina é o mais concorrido no vestibular de 2021.2 da Urca
Cerca de 60% dos candidatos deste semestre prestarão vestibular para Medicina
Foto: Divulgação Urca
15/10/21 21:00

O vestibular da Universidade Regional do Cariri (Urca) será aplicado neste fim de semana, nos dias 16 e 17 de outubro. Ao todo, foram contabilizados 8.471 inscritos para realização da prova. Destes candidatos, 5.160 prestarão o vestibular para o curso de Medicina, introduzido ainda este ano na lista de cursos superiores ofertados pela universidade. Estão disponíveis apenas 30 vagas nesta primeira turma.

O novo curso, terá como sede o campus do Pimenta, em Crato, e tem a sua disposição a estrutura do Hospital São Camilo, que foi comprado pelo Governo do Ceará, no intuito de funcionar como hospital-escola, além de ampliar a rede hospitalar pública. A unidade de saúde foi adquirida por R$ 38.670.000,00 e possui perfil assistencial na rede materna infantil em gestação de alto risco, e também funciona como porta de entrada de urgência e emergência, com 215 leitos, distribuídos em UTI adulto geral, UTI Covid adulto, UTI neonatal e leitos de UTI pediátrico.

Além do curso de Medicina, será inaugurado o curso de Turismo, que será sediado na antiga escola José Martiniano de Alencar, em Barbalha. Os projetos dos dois novos cursos passaram pelas instâncias da universidade, que são o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e o Conselho Superior Universitário (Consuni). A Urca, agora, oferece 31 cursos, distribuídos nas regiões do Cariri e Centro-sul.

 O vestibular, organizado pelo CEV, acontecerá em 20 locais distribuídos por sete municípios. Os portões abrirão às 12h e fecharão 13h10. Não será permitida a entrada no local com equipamentos eletrônicos, inclusive aparelho celular. Os gabaritos serão liberados mediante o que está estabelecido pelo edital referente ao certame, divulgado pela CEV. Vale salientar que todas as normas sanitárias referentes à prevenção de covid-19 deverão ser respeitadas. Ana Josicleide Maia, presidente da comissão executiva do vestibular, afirmou que as salas de aula serão ocupadas somente até 70% da capacidade, apesar de o decreto estadual permitir 100% dos alunos em sala.

Texto Marília Brito - estagiária devidamente supervisionada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ