Jornal do Cariri
Curso de Medicina da Urca é aprovado pelo Conselho Estadual de Educação
Conselho Superior Universitário (Consuni) da Instituição aprovou o curso em fevereiro deste ano
Foto: Urca
Joaquim Júnior
15/07/21 10:00

Nesta quarta-feira (14), o Curso de Medicina da Universidade Regional do Cariri (MedUrca) foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação.  O curso, que terá sede  em Crato, será referenciado na formação voltada à atenção básica de saúde, com a construção de um centro médico de atendimento à população, em terreno ao lado do Seminário São José. Paralela ao nascimento do curso, é criado o Hospital Universitário, após aquisição feita pelo Governo do Estado do Hospital São Camilo com o conjunto de edificações ao lado, onde será sediada a estrutura do MedUrca.

Leia também:
Governo do Ceará vai comprar Hospital de Crato e prédio da Diocese

De acordo com a Universidade, o MedURCA foi aprovado em fevereiro deste ano, pelo Conselho Superior Universitário (Consuni) da Instituição, por unanimidade, incluindo também o Curso de Turismo (Barbalha). A aprovação também aconteceu junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade. “É uma grande alegria ver o resultado positivo de todo o processo realizado com parcerias, tendo a participação de professores da própria Universidade Regional do Cariri, além de contribuições importantes, a exemplo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade Estadual do Ceará (UECE), da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Ceará, tendo à frente o Dr. Carlile Lavor, entre outras instituições”, afirma o Reitor Lima Júnior. 

O Reitor destaca ainda o caráter inovador do curso de Medicina, dentro do processo de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), levando em consideração a prioridade nos três eixos maiores: gestão em saúde, atenção em saúde, e educação em saúde. De acordo com a Urca, foi integrado Ao currículo da Medicina a expertise de pesquisas de programas especiais da instituição, voltados para o campo da Enfermagem, Educação Física, Química Biológica e da própria Biologia, a Residência em Saúde Coletiva, Residência em Enfermagem e Obstetrícia, envolvendo todo um conjunto diversificado de pesquisa, para atender à necessidade de entendimento dos programas de saúde, das epidemias, do próprio sistema da gestão de saúde, dentro de uma construção colaborativa. “Nesse momento comemoramos essa grande realização no Crato e Região”, destaca o Reitor.

Com informações da Urca

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ