Jornal do Cariri
Crise em Salitre é exposta nas redes sociais
17/10/23 0:00

Um áudio vazado nas redes sociais, creditado ao secretário de Educação de Salitre, Renato Lima, está causando revolta entre os fornecedores da pasta. Os empresários não recebem desde agosto e temem pegar calote. Na melhor das hipóteses, entrar 2024 sem fechar as contas de 2023. Cobrado pelos pagamentos atrasados, o secretário foi direto: agora que foi pago a folha dos servidores. Segundo informou no áudio, os pagamentos de agosto serão feitos, vale salientar, se der certo, depois do dia 20 deste mês. No planejamento do secretário, também relatado no áudio, o mês setembro será pago em novembro e, em dezembro, serão pagos novembro e dezembro. Ninguém acreditou e os fornecedores já ameaçam paralisar. Ainda nas redes sociais, o prefeito Dodó de Neoclides sofre com denúncias de abandono das vias públicas com ruas tomadas pelo acumulo de lixo e sucateamento da frota da educação. A gestão não se manifesta, a Câmara não cobra, mas a população prevê o caos administrativo.

Prefeito de Tarrafas ignora denúncias e faz mais festa

Mesmo na mira do Ministério Público do Estado, o prefeito de Tarrafas, Taiano Martins (PT), tem ignorado denúncias e críticas. Depois de ser acusado de gastar o dinheiro dos salários dos servidores públicos, para financiar a festa do Município, Taiano bancou a realização de uma cavalgada festiva em uma fazenda de sua propriedade. A “2ª Cavalgada da Fazenda Martins” aconteceu no sábado (14) e foi amplamente divulgada no Município, por pessoas ligadas ao prefeito. A divulgação, presente nas redes sociais do prefeito, não falou em promoção ou valores, mas virou alvo de vereadores que já preparam nova denúncia ao Ministério Público. Os parlamentares querem saber se foi usado recurso público na festa.

Base de Jardim pode ter mais um nome para 2024

Estar entre as melhores vereadoras do Brasil, prêmio entregue pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), colocou a vereadora Liliana Linhares nas discussões pela sucessão de 2024. Nos dias 4 e 5, Liliana esteve em Brasília, onde fez articulações junto a parlamentares, aumentando ainda mais as especulações sobre uma possível pré-candidatura a prefeita. Liliana nega a pretensão e diz que seu objetivo é fortalecer o discurso pela lula das mulheres. Liliana esteve com os deputados federais José Guimarães (PT), Idilvan Alencar (PDT) e Eduardo Bismark; além da senadora Augusta Brito. Liliana participou da Confederação Nacional dos Agentes de Saúde e foi apresentada no Plenário da Câmara pelo deputado Vicentinho (PT-SP). Tem circulado bem nas esferas do poder.

Dia das Crianças na mira das oposições

Datas festivas, como Dia das Crianças, é sempre um caminho curto para políticos se aproximarem de eleitores, no caso, os pais. Nos municípios de Santana do Cariri, Salitre e Altaneira, a data foi bem aproveitada pelas oposições neste ano. O ex-vereador Pedro de Gerson, pré-candidato a prefeito de Santana, contratou trenzinho da alegria e circulou pela cidade distribuído brinquedos. Em Altaneira, a pré-candidata Késia Alcântara, promoveu a distribuição de brinquedos e guloseimas. Já em Salitre, Rondilson Ribeiro, além de distribuir brinquedos, organizou brincadeiras e jogos. Em comum, os três eventos não acontecem todos os anos. Fácil ligar ao interesse político. Será que vai ter denuncia de campanha antecipada?

Enquanto isso...

O prefeito de Santana do Cariri, Samuel Werton, não tem economizado nas articulações junto a lideranças estaduais e nacionais, para viabilizar recursos para o Município. No dia 4, Samuel esteve em Brasília.

Na visita a várias autoridades como os deputados federais Idilvan Alencar e Luiz Gastão, além do ministro Camilo Santana, o prefeito pediu apoio e a presença na romaria do dia 24. Foi bem recebido em todos os sentidos.

Em Araripe, o caos econômico chegou à zona rural. A comunidade do Sítio Novo reclama falta de água potável. Há dias, os moradores não tem água nas torneiras na época mais quente do ano. E pior, sem previsão de retorno.

O motivo da falta de água no Sítio Novo é simples: falta de pagamento pela Prefeitura ao Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). O caso foi reclamado pela Câmara, mas o prefeito Cícero de Deus não resolveu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ