Jornal do Cariri
Crise de segurança provoca choque entre aliados de Altaneira
18/04/23 0:00

Neste momento de discussão sobre segurança nas escolas, em todo o Brasil, vereadores da base do prefeito de Altaneira, Dariomar Rodrigues, e servidores do Governo do Estado protagonizam um bate-boca público sobre quem erra mais. Vale salientar, Dariomar e o governador Elmano de Freitas são do mesmo partido, o PT. A crise aconteceu depois de críticas dos vereadores Dra. Rafaela e Júnior Paulino, ambos do PT, apontando que os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Tereza correm risco, ao esperar o transporte escolar fora dos muros. O diretor Paulo Robson não perdeu tempo e lançou nota repúdio às críticas. Foi direto: “Em momento algum a escola obriga os estudantes a saírem da instituição”. E completou: “todo agente público tem o dever moral de se certificar da veracidade dos fatos antes de comentá-los”. A crise ganhou repercussão nas redes sociais, onde está sendo cobrada uma posição dos vereadores com relação às ações da gestão municipal sobre a segurança dos alunos. Ficaram em silêncio!

Prefeito de Farias Brito reativo às crises

Depois de uma enchente que deixou desabrigadas dezenas de famílias, e do ataque a uma escola do Município, o prefeito de Farias Brito, Deda Pereira (PDT), mostrou que tem poder de reação. Em menos de 48 horas, após a enchente, no dia 11, o prefeito estava em Brasília, reunido com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, apresentando um relatório com os estragos. No dia 13, já estava decretando estado de emergência por 180 dias. A decisão foi tomada em reunião com a cúpula do seu governo, que discutiu os passos a serem seguidos para sanar os problemas. Também foi estabelecido um plano de trabalho que inclui reuniões entre gestores escolares e pais de alunos, em toda a rede de ensino. Foi rápido!

Câmara de Aurora cobra ações de Marcone

A sessão da Câmara de Aurora, do dia 12, foi de cobrança ao prefeito Marcone Tavares. A avaliação foi que o gestor estava inerte a necessidade de mais segurança nas escolas. Diante da falta de uma solução emergencial, o vereador Osasco Gonçalves propôs a implantação de um Programa de Atendimento Psicológico e a aquisição de detectores de metais para as escolas do Município. Os vereadores deixaram clara a parceria entre Câmara e população na cobrança. A resposta do prefeito Marcone veio na quinta-feira, (13), com policiais nas escolas, e na sexta-feira (14), com a criação de um Conselho de Segurança em conjunto com a Polícia Militar, BPRAIO e Secretaria de Educação. Marcone ignorou os vereadores.

Vereador e mídia discutem quem é vendido em Salitre

O vereador de Salitre, Professor Novinho, aproveitou a sessão da Câmara, na sexta-feira (14), para fazer uma “profunda” análise sobre a disseminação da violência nas escolas. Foi direto: a culpa é da mídia local, que divulga mais quem comete crimes e menos quem é preso. O pronunciamento ganhou ainda mais repercussão quando o vereador qualificou a “mídia” local de vendida, acusando, inclusive, de não terem formação. Ninguém entendeu se a crítica foi sobre o debate da segurança ou relacionada à política. A “mídia” local questionou o vereador sobre quanto ele recebeu para deixar a oposição e se aliar ao prefeito Dodó de Neoclides. Há denúncias de que o vereador teria recebido dinheiro. Chumbo trocado.

Enquanto isso...

Em Tarrafas, o prefeito Taiano Cândido (PDT) está convivendo com o chamado fogo amigo na Câmara. Na sessão de quinta-feira (13), o vereador Bogó (PDT) denunciou benefício pessoal com dinheiro público.

Segundo Bogó, desvios estariam prejudicando a manutenção dos veículos da Educação, hoje sucateados, e a coleta do lixo, que paralisou por falta de pagamento. Ele convocou a população a fazer denúncia ao MP.

Em Araripe, as discussões comandadas pelo ex-prefeito Giovane Guedes começam a dar resultado. Aliado de Giovane, o presidente da Câmara, Zé Gordinho, tem dito que não será problema para a unidade do grupo.

Uma conversa de Giovane com o empresário Rodrigo Modesto está sendo articulada. Giovane avalia que o grupo sai unido e que está aberto ao debate. Apesar das discussões, a estratégia é manter as pré-candidaturas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ