Jornal do Cariri
Cresce representatividade do Cariri na Assembleia Legislativa
Rafael Branco (MDB)tomou posse e Pedro Lobo será o próximo deputado pelo PT
Foto: Paulo Rocha - AL/CE
Robson Roque
16/06/21 14:00

A representatividade do Cariri na Assembleia Legislativa do Ceará, principal esfera da política institucional do Estado, aumentou com o ingresso do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Crato, Rafael Branco. Até o final do mês, dois deputados da bancada do PT deverão se licenciar, por 120 dias, para que o vereador Pedro Lobo (PT), também de Crato, assuma uma das cadeiras no parlamento cearense. Com isso, a representação caririense passaria de cinco para sete deputados estaduais, contanto, ainda, com os titulares Fernando Santana (PT), Guilherme Landim (PDT), Nelinho Freitas (PSDB),além de Davi de Raimundão (MDB), que atua em vaga deixada por Leonardo Araújo (MDB), e o eleito Danniel Oliveira, que também é do MDB e está licenciado.

Ao Jornal do Cariri, o vereador Pedro Lobo disse viver a expectativa de ser deputado estadual pela primeira vez. Ele está na condição de suplente, depois de ter recebido 10.838 votos nas eleições de 2018. “Isso já é certo, já está pactuado que haverá esse rodízio na Assembleia. Agora, resta saber a partir de quando e quem serão os deputados que irão se licenciar nesse período. Até a próxima semana, teremos uma definição de como se dará este processo e quando essa licença será efetuada para que possamos assumir”, explica Pedro Lobo. Em Crato, o PT ainda terá de decidir quem ocupará a função na ausência dele, já que são suplentes os ex-vereadores Antônio de Mano e Amadeu de Freitas, que atualmente fazem parte do primeiro escalão da gestão do prefeito Zé Aílton Brasil (PT).

Já no cargo, Rafael Branco detalha que as primeiras ações no mandato estão voltadas para projetos com foco nas áreas de turismo e meio-ambiente. “Minha disponibilidade e interesse para trabalhar compõem outras áreas também, como saúde, segurança pública e infraestrutura, por exemplo. Se você for analisar meus recentes projetos de lei apresentados na assembleia, incluem todas essas áreas. Então, como estou atuando a partir do interesse da população, demandas de outras áreas também serão pautadas”, conta.

Desde que assumiu a função, no último 13 de maio, Rafael Branco tem mantido contato com prefeitos caririenses. “As portas do meu gabinete estão inteiramente abertas para o diálogo com todos os prefeitos, para além de alianças políticas”, frisa Rafael Branco. Entre as ações desempenhadas, ele tem estabelecido parcerias com outros deputados, em dobradinhas com vereadores e prefeitos do Cariri, para a destinação de recursos. Recentemente, destinou R$ 240 mil para ações de Saúde em Antonina do Norte, “município que não tenho aliança política e fui pouco votado”, ressalta.

Ocupar cadeiras no legislativo estadual também é uma estratégia para que Pedro Lobo e Rafael Branco se fortaleçam para as eleições de 2022, quando devem se candidatar para a titularidade no cargo. “Estamos fortalecendo os trabalhos do partido, para ter o máximo de candidatos para deputados estaduais e federais, e possamos participar de uma chapa majoritária do estado”, finaliza Rafael.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ