Jornal do Cariri
Cresce número de praticantes de atividades físicas ao ar livre
Foto: Ernesto Rocha
Robson Roque
23/02/21 19:00

A Chapada do Araripe, um dos principais pontos turísticos do Cariri, tem se convertido em espaço privilegiado para a prática de atividades esportivas e de lazer ao ar livre. Especialmente aos finais de semana, pessoas se encontram para praticar as mais diversas modalidades, como caminhadas, corrida e pedal. As atividades costumam ser seguidas de café da manhã como uma confraternização. Um dos grupos mais antigos a frequentar a vasta área da chapada para caminhadas, a Outdoor Run Cariri reúne pessoas desde 2014. O número de frequentadores é crescente e tende a aumentar ainda mais diante das ações das Secretarias Municipais de Turismo para divulgação da Chapada dentro da Rota Turística do Cariri.

“A Chapada do Araripe é um excelente local para prática da corrida. Pelo clima, pelo ar que se respira. A única coisa que deveria ter mais é fiscalização e policiamento, seria importante, principalmente para iniciantes, para o pessoal ter mais segurança na prática do esporte na Chapada, que é um local lindo e deveria ser muito mais bem explorado”, diz Sandro Decker, coordenador técnico da Outdoor Run Cariri. Outras pessoas vêm de longe para vivenciar a atmosfera só encontrada na “selva” caririense. “Na última semana, fomos correr e encontramos um grupo de bike da Paraíba. O pessoal veio de Patos para andar de bicicleta na Chapada”, conta Sandro.

O personal trainer Aldiberto Ribeiro é um dos praticantes de atividades na chapada. Há 11 anos em atividades no local, ele relata crescimento da quantidade de pessoas em busca da chapada. “Muitos grupos de corridas e assessorias sempre usam a Chapada para treinar. Fazemos treinos e depois realizamos um café da manhã com a turma”, detalha. Segundo o nutricionista Aeferson Millano, as atividades ao ar livre na Chapada do Araripe possibilitam “a mudança de rotina e adoção de hábitos saudáveis”, além de amplificar os resultados de quem esteja fazendo uma dieta alimentar.

Além das atividades físicas por si só, a Chapada do Araripe também proporciona o encontro com locais ímpares, como os mirantes existentes. Aldiberto, no entanto, faz dois alertas. “A Chapada do Araripe é o melhor lugar do mundo para se realizar atividades físicas. Essa prática de atividades tem que ser contemplada, mas sempre com cuidados ao Meio Ambiente e acompanhado de pessoas que conheçam os percursos. Vale salientar a importância da presença de um guia que conheça bem a Chapada durante a realização da trilha. (Colaborou Juliana Sátiro).

Segurança

A morte do ciclista cratense José Flaviano, de 46 anos, fez com que praticantes de atividades físicas, esporte e lazer retomassem as cobranças por segurança. Velinha, como Flaviano era conhecido, foi surpreendido por três homens armados enquanto fazia um percurso no bairro Barro Branco. Não satisfeitos em levar a bicicleta, dinheiro e um aparelho celular, eles ainda o espancaram e Velinha morreu dias depois, vítima de traumatismo craniano. O caso é investigado pela Delegacia Regional da Polícia Civil em Crato. 

“A morte de Flaviano tem nos alertado para alguns itens de segurança no ciclismo,  como não pedalar sozinho, não pedalar por locais com pouco movimento quando estiver só,  estar atento à localidade onde está ou pode chegar, sempre falar para alguém seu destino. Colocar fotos de sua ‘pedalada’ em grupos pode ajudar sua localização em eventuais problemas”, orienta o também ciclista Francisco Herverton. Ele cita que alguns lugares mais afastados da cidade podem representar perigo para quem pratica ciclismo e outras atividades. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ