Cresce cotação para Camilo emplacar como vice do presidente Lula
Camilo deixa o cargo em março
Foto: Redes Sociais
Donizete Arruda
28/01/26 20:19

O ministro da Educação, Camilo Santana, já decidiu: deixa o cargo no final de março. A sua desincompatibilização não ameaça à candidatura do governador Elmano de Freitas à reeleição. Oficialmente, Camilo destaca que irá se dedicar às eleições presidenciais e a disputa eleitoral no Nordeste, priorizando as articulações para assegurar um novo mandato a Elmano e a garantia de uma grande bancada de senadores aliados a Lula no Nordeste.
Essa função de articulador político no Nordeste de Camilo foi uma tarefa dada pelo próprio presidente Lula, que a cada dia está mais encantado com o estilo leve e sempre conciliador do seu ministro da Educação. Esta semana, comprovando a admiração crescente de Lula por Camilo, o presidente da República contou uma disputa entre os ministros Camilo e Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Lula contou que Camilo queria criar uma carteira nacional para professores. Esther era contrária. Mas, Camilo não desistiu até convencê-lo e a ministra Esther dessa ideia. Mas, ao ganhar o embate, a primeira providência de Camilo foi ir até o ministério da Gestão, entregar a primeira carteira a ministra Esther, que tem direito, por ser também professora.
Lula contou essa história no Planalto, ressaltando as virtudes de Camilo. E são essas qualidades que Lula tem se convencido a aproveitá-las. Tanto, que o nome de Camilo Santana se tornou uma alternativa real para substituir Geraldo Alckmin, na vaga de vice-presidente. Sobre esse assunto, Camilo desconversa. Contudo, a operação está desenhada na cabeça do presidente Lula. Camilo se filiaria ao PSB, e seria candidato a vice, numa chapa que não seria puro sangue. O PSB gosta de Camilo, porém insistirá na continuidade da mesma chapa com Geraldo Alckmin.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE