Jornal do Cariri
Crato vai construir reservatório elevado para abastecer três comunidades rurais
Mais de 700 famílias serão beneficiadas
Foto: ASCOM/Crato
Natália Alves
08/08/22 16:00

O lançamento e assinatura da ordem de serviço para regularizar o sistema de abastecimento de água em comunidades rurais em Crato foram realizados neste domingo (7), na sede da Associação de Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais do Distrito de Ponta da Serra. A ordem contempla a comunidade do sítio Juá, como também o sítio Mata e Vila Jacuípe.

A regularização do sistema de abastecimento de água será realizada através da implantação de um reservatório elevado, a partir de uma parceria entre a Prefeitura do Crato e o Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) da Bacia Hidrográfica do Salgado (BSA). O projeto tem um investimento de mais de R$ 104 mil.

De acordo com técnico do Sisar, Carlos Freires, o modelo de gestão compartilhada é reconhecido pela ONU, sendo um mecanismo que tem se fortalecido nos últimos anos, resolvendo a questão do abastecimento de água em muitas comunidades. "Esse é um momento feliz e desafiador. O modelo de gestão compartilhada ficou muito fortalecido nos últimos anos, onde podemos ver crescimento de projetos como o São José. E só quem ganha é a população", afirma Carlos Freires.

O abastecimento do sítio Juá é uma demanda antiga dos moradores, que aguardavam há nove anos a realização do projeto, que encontrou barreiras burocráticas e falta de interesse de construtoras com licitações desertas. O Prefeito Zé Ailton Brasil firmou o compromisso de solucionar a problemática de abastecimento do sítio Juá, que é uma das localidades que mais crescem na zona rural do Crato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ