Crato sedia provas de ciclismo cross-marathon e trail run
A competição reúne mais de 1.500 atletas
Foto: Divulgação
GENEUZA MUNIZ
12/04/22 18:00

O “Desafio entre Serras” é a primeira competição desta modalidade no Cariri. Realizado em Crato, no último final de semana, o evento reuniu atletas de todo Brasil, com provas de MTB (Mountain bike), esporte que coloca o ciclista na montanha, e trail run, que é a corrida em trilhas com o mínimo de pavimento possível. O ponto de largada foi o Posto Palmeiral e o percurso se deu entre as serras da Lagoa Rasa e Olho D'água.
 
Segundo o biólogo e organizador do evento, Francisco Weverton (Chico Bike), a prova de MTB contou com dois percursos, de 40 km e 80 km. “O de quarenta é para quem está começando a pedalar, que já tem um certo entrosamento com a bike, e o de oitenta, com uma elevação bem alta, já considerado para um atleta profissional”.
 
Em relação ao trail run (corrida a pé), foram quatro modalidades, de  10 km, 22 km, 52 km  e 85 km. A premiação variou entre R$15 mil para o MTB e R $10 mil para o trail run. Esses valores foram divididos por categorias, de acordo com o que foi estabelecido no regulamento, e pagos após a realização de cada prova. A premiação foi custeada pela comissão organizadora. 
 
Segundo Chico Bike, todos os atletas que quiserem participar das próximas edições serão bem-vindos, inclusive portadores de necessidades especiais. Tem uma categoria no Mountain bike destinada para esse público. Segundo a organização, existe a perspectiva de continuar com o evento, pois é um Projeto de Lei do Município de Crato.
 
O atleta Itallo Rodrigues participou do Desafio entre Serras e se disse bastante ansioso. “É um evento muito grande, a nível nacional. A grandiosidade tem surpreendido atletas profissionais e amadores aqui da região”.  Essa primeira edição contou com atletas de sete estados brasileiros, de 14 cidades cearenses e um atleta de Portugal.
 
A competição reúne mais de 1.500 atletas. O Desafio entre Serras é um evento promocional, que tem como objetivo principal a divulgação e disseminação do ciclismo como prática esportiva. Busca também fomentar o turismo e incentivar o esporte, gerando emprego e renda para a região durante o evento. O desafio atrai ao Crato vários atletas de outros estados e é uma importante oportunidade para apresentar a cultura, a fauna e a flora da região, além de explorar o comércio, gerando turismo gastronômico, criando movimento hoteleiro e estimulando a produção de eventos paralelos.

Uma das organizadoras do evento, Amanda Linhares, conta como foi a experiência. “A gente vê a garra dos atletas para completar as provas. Mesmo nas adversidades, eles conseguem forças para cruzar a linha de chegada. Em relação ao próximo ano, será muito bom, pois tem muita gente comparando o nosso evento com grandes eventos do Brasil”, finalizou. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ