JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Crato registra média de um homicídio a cada dois dias em 2025
Crato reforça pasta da segurança para conter violência urbana
Foto: Reprodução da internet
Regy Santos
14/01/25 0:00

O município do Crato enfrenta uma onda de violência sem precedentes nos últimos anos: com 48 homicídios, o ano passado foi o mais violento desde 2020. Em 2025, já foram registrados seis assassinatos em 13 dias, o que significa uma média de duas pessoas mortas a cada dois dias no município. O contexto de violência tem causado medo na população, que evita até sair nas ruas em determinados horários e dias. 

Recentemente, o vice-prefeito Leitão Moura foi nomeado como novo secretário de Segurança Pública. Entre os principais desafios, ele assume com a responsabilidade de criar estratégias para conter o crescimento no número de homicídios na cidade. Nesta semana, o ex-secretário de Segurança Pública de Aracati por oito anos, Coronel Werisleik Matias, passou a reforçar a pasta como secretário-adjunto. Natural de Assaré, o Cel. Werisleik Mathias foi comandante da Polícia Militar do Ceará durante o governo de Cid Gomes.

“Com certeza, a chegada dele vem para somar. A experiência de oito anos à frente da pasta de segurança de Aracati e o fato do novo secretário adjunto ter sido comandante geral da Polícia Militar do Estado também vão somar de forma positiva na pasta de Segurança do Crato”, avalia Leitão Moura.

O gestor acrescentou que a ampliação das forças de segurança no município  é uma das principais estratégias para combater o crime na cidade. “Nós estamos nos reunindo com todos os setores da segurança de Crato, como Polícia Militar, Polícia Civil, Demutran e outros. O objetivo é ampliar o efetivo e traçar estratégias para combater a criminalidade”, explicou Leitão. 

A onda de violência foi debatida em uma audiência pública organizada pela Câmara de Vereadores em dezembro último. No encontro, Capitão Régis, comandante do CPRaio em Crato, atribuiu os índices de homicídios à guerra entre facções. “Os índices de homicídios na cidade do Crato são altos, mas se vocês observarem, é mais entre guerras de facções. Você não vai ver um cidadão sendo vítima de homicídio ou de latrocínio. Dificilmente”, considerou o capitão.

Policiamento ostensivo

No final de semana, o governador Elmano de Freitas (PT) ordenou a ampliação do policiamento ostensivo e operações policiais em todo o Ceará. Segundo Elmano, as ações policiais foram feitas “para buscar dissuadir a prática de crime e, caso ele aconteça, a polícia já está na rua para poder prender o indivíduo que o praticou”. O governador assegurou “a decisão de colocarmos, cada vez mais, a presença da polícia na rua para inibir o criminoso da prática do crime”. 

Secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá enfatizou o envio de forças policiais para as principais manchas criminais, ou seja, os locais com maiores índices de crimes no estado. “Seguimos fazendo o nosso papel de fazer a prevenção e prender bandidos, levando segurança para a sociedade”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE