JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Crato recebe BEPI para ampliar combate ao crime organizado no Cariri
Fronteiras do Crato recebem reforço do BEPI
Foto: Governo do Estado
Regy Santos
16/09/25 0:00

O Crato inaugurou, na última semana, a 4ª Companhia do Comando de Operações de Divisas, sede do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), que já atuava esporadicamente no município desde o último mês março. Considerados tropa de elite, os agentes intensificam o combate a ocorrências de alta complexidade, como ações contra o crime organizado e tráfico de drogas, em municípios que fazem divisas com outros estados. Além de atuar de forma conjunta com a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil.

De acordo com autoridades de segurança, a instalação da unidade é estratégica, já que o Crato é considerado porta de entrada do tráfico interestadual na região, o que torna a presença do BEPI fundamental no enfrentamento às facções criminosas e no reforço da segurança pública.

O secretário executivo de Segurança do Crato, Coronel Werisleik Pontes, destacou que o BEPI é um segmento do Comando Tático Rural (Cotar), criado em 2012, em resposta à escalada de ataques a instituições financeiras no Ceará. “Toda ocorrência na divisa do Crato com o estado de Pernambuco, o BEPI é a equipe de primeiro confronto", explicou.

Uma das ações de grande frequência é a apreensão de drogas. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em 2025, o Cariri concentrou 47,03% das apreensões de entorpecentes no Ceará, totalizando 6.523,63 quilos. Na última semana, duas operações reforçaram esse cenário: em Milagres, uma mulher foi presa em um ônibus de viagem, transportando cinco quilos de cocaína; em outra ação, quatro pessoas foram detidas com cerca de 80 quilos de maconha e dois tabletes de cocaína. As ocorrências contaram com o trabalho integrado da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal.

O coronel Werisleik ressaltou, ainda, que o policiamento do BEPI estará presente em diversas comunidades do Crato. “A presença do BEPI deve trazer uma maior sensação de segurança aos moradores, tendo em vista que são profissionais com preparo especializado”, afirmou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE