Crato promove peneiras para novos talentos
Avaliações já foram realizadas em Campos Sales
Foto/Reprodução: Redes Sociais
Luan Moura
24/08/21 17:52

Criado em 1997, o Crato Esporte Clube se prepara para disputar competições nacionais pela primeira vez. A campanha na Série A do Campeonato Cearense, em 2021, oportunizou ao Azulão da Princesa participar da quarta divisão do Campeonato Brasileiro, a Série D, torneio que já teve a presença de clubes da região, a exemplo do Icasa e Guarani de Juazeiro. Além disso, a equipe cratense planeja competir na Taça Fares Lopes, copa que já foi vencida pelos rivais Icasa, Guarani e Barbalha, e em campeonatos nacionais de categorias de base.

 As primeiras delas serão o Campeonato Cearense Sub-20 e a Fares Lopes, agendada para começar em outubro de 2021. Para participar das competições, a direção azulina organiza peneiras, que são testes para a descoberta de novos talentos com idade máxima de 20 anos. Ao todo, serão realizadas quatro avaliações técnicas em municípios da região. A primeira delas aconteceu em Campos Sales, com a aprovação de cinco garotos que seguirão observados pela comissão técnica no estádio Mirandão, com a possibilidade de se tornarem jogadores profissionais. As próximas avaliações acontecerão no município do Crato, de 24 a 26 de agosto e, posteriormente em Santana do Cariri, Brejo Santo - uma em cada cidade.

Segundo Ivan Barros, presidente do Crato Esporte Clube, o objetivo das avaliações técnicas é encontrar novos atletas para participarem de competições. “O foco principal, que tem como objetivo o ano base 2001, que inclui jogadores com a idade de 20 anos, é para disputar o Campeonato Cearense Sub20”, diz Ivan. Essa competição garante uma vaga para a Copa Nordeste de Futebol Sub-20, o Campeonato Brasileiro Sub-20 e a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Este último torneio já revelou jogadores consagrados no futebol mundial, a exemplo de Neymar, o que se torna uma motivação a mais para os atletas que participam dos testes.

Enquanto busca novos talentos dentro de campo, a direção do Crato atua fora das quatro linhas para garantir a participação da equipe nas competições citadas. O clube enfrenta uma barreira, segundo o presidente Ivan Barros, para que o Município do Crato patrocine o time, como tem ocorrido em outros anos. “Temos um impedimento do Ministério Público do Crato de repasses de dinheiro público ao time profissional. Mas, como tudo está avançando e, aos poucos, estão sendo liberados os decretos por conta da covid-19, acredito que vamos ter, sim, o apoio do poder público”, comenta o dirigente cratense.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ