Jornal do Cariri
Crato integra agência reguladora de saneamento
Consórcio é direcionado aos municípios que possuem serviços autônomos, a exemplo da Saaec.
Foto: Divulgação Saaec
Jaqueline Freitas
18/06/20 21:20

O Crato é o único município do Cariri que integra a recém-formada Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Estado do Ceará (Aris-CE). O consórcio engloba municípios que possuem serviços autônomos de saneamento básico, como a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec). O prefeito Zé Ailton Brasil participou [por videoconferência] da assembleia que criou o consórcio, no último dia 16.  

A agência tem como finalidade a regulação e fiscalização dos serviços públicos de saneamento básico no Ceará, por meio da gestão associada de municípios. Também vai fiscalizar o cumprimento das metas estabelecidas pelos planos municipais de saneamento, fixar e reajustar as tarifas do setor, homologar contratos de prestação dos serviços de saneamento, como também oferecer apoio técnico e administrativo aos municípios. 

Para Zé Ailton, a criação da agência renova o compromisso dos municípios com a gestão eficiente do saneamento básico. O gestor ressaltou o interesse de colaborar para o crescimento do consórcio na região do Cariri, destacando que a população será a grande beneficiária dessa união entre os serviços municipais.

O consórcio tem o suporte técnico e jurídico da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). Além de Crato, a Aris-CE inicia suas atividades com a adesão dos municípios de Jaguaribe, Icó, Morada Nova, Quixelô, Ipueiras e Icapuí. O prefeito de Jaguaribe, José Abner Pinheiro, foi eleito e empossado o presidente da agência.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ