Crato e Juazeiro são as cidades mais violentas do Sul Cearense
Lista leva em conta taxa de homicídios em cidades com mais de 100 mil habitantes
Foto: SSPDS
Natália Alves
25/06/24 11:00

As duas cidades mais habitadas do Cariri apresentam as maiores taxas de homicídios do sul-cearense, de acordo com o Atlas da Violência 2024, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Em uma lista com 319 cidades, o Crato ocupa a 96º posição, com uma taxa de 34,3 mortes a cada 100 mil pessoas. Juazeiro do Norte aparece em 114º lugar, colocando os dois municípios como os mais violentos do Sul-cearense.

O estudo considera os municípios médios e grandes, com mais de 100 mil habitantes. No Ceará, quatro municípios aparecem entre os 50 mais violentos do Brasil: Maracanaú ocupa a 18ª posição, seguida por Caucaia, na 21ª, e Sobral, na 38ª. A capital, Fortaleza, figura na 47ª colocação, com 45 mortes a cada 100 mil pessoas. O estudo mostra, também, que o Ceará é o segundo estado do Nordeste com a maior taxa de homicídios estimados, com 39 homicídios por 100 mil habitantes, ficando atrás apenas da Bahia.

Apesar dos números, o Atlas da Violência aponta queda dos homicídios no Estado. “O Ceará apresenta tendência de queda dos homicídios desde 2018, o que pode ser explicado, entre outros fatores, pelo aumento das prisões qualificadas por crimes como homicídio e tráfico de drogas, após a chegada de mais policiais e investimentos nas áreas de inteligência e repressão ao crime organizado”, explica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ