Crato e Juazeiro recebem espetáculo “Margarida: Pra você lembrar de mim”
Multiartista paraibana Luz Bárbara abre temporada de apresentações no Cariri
Foto: José de Holanda
Joaquim Júnior
06/10/25 15:00

A partir de sexta-feira (10), as cidades de Crato e Juazeiro do Norte receberão temporada de apresentações do espetáculo “Margaria: Pra você lembrar de mim”, do projeto Margarida no Mato. A montagem revive a trajetória de Margarida Maria Alves, líder sindical assassinada em 1983 por defender trabalhadores rurais, além de evocar a memória do Cariri paraibano e ancestralidade do povo Kariri. A classificação indicativa da performance, estrelada pela performer Luz Bárbara, é de 14 anos e tem duração de 50 minutos.

Conforme divulgado, a iniciativa traz uma proposta cênica que rompe fronteiras entre linguagens artísticas. A montagem dialoga com características do teatro documentário, da performance e do cinema expandido, construindo uma dramaturgia audiovisual que mistura narrativa histórica, memória pessoal e intervenção poética.  A peça já passou por cidades como Porto Alegre, Brasília, São Paulo, Rio Grande do Sul e Crato-CE.

Margarida Maria Alves nasceu em Alagoa Grande (PB). Trabalhadora rural e líder sindical, moveu mais de 600 ações trabalhistas em 12 anos de mandato – todas ganhas. Lutava por direitos básicos, como salário digno, férias, carteira assinada e regulamentação da jornada de trabalho.

Como destaca Luz Bárbara, “lembrar é resistir”. Ela cita que, além de homenagem a Margarida, a montagem não apenas homenageia Margarida, mas também reencanta a memória ancestral do povo Kariri e de tantas mulheres do campo. A temporada inclui apresentações em comunidades com forte presença de ancestralidade indígena e ruralidade, ampliando o diálogo entre arte, território e memória coletiva.

Confira, abaixo, o cronograma de apresentações:

10 de outubro (sexta) – Espaço Cultural Casa de Farinha Mestre José Gomes – Comunidade do Baixio do Muquém, Crato, 19h

11 de outubro (sábado) – Festival Vem Pra Beatos – Ong BEATOS – Crato, 21h30

13 de outubro (segunda) – Carrapato Cultural – Crato, 19h

14 de outubro (terça) – Escola Alaíde – Juazeiro do Norte, 19h

15 de outubro (quarta) – Aldeia de Poço Dantas – Crato, 18h30

16 de outubro (quinta) – PROCEM – Projeto Cultural Edite Mariano – Crato, 19h

17 de outubro (sexta) – Sítio Leite (CAC Horto) – Juazeiro do Norte, 19h

CRATEÚS - 19 de outubro (domingo) - No auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tamboril - município próximo a Cratéus, 19h

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE