Jornal do Cariri
Cratense será embaixadora da Pride House nas Olimpíadas de Paris
Espaço promove inclusão e respeito pela diversidade no esporte
Foto: Washington-Alves-MPIX-CPB
Natália Alves
26/06/24 11:00

A nadadora paralímpica Edênia Nogueira Garcia é a primeira embaixadora sul-americana, entre atletas olímpicos e paralímpicos, a integrar a Pride House France 2024 (Casa do Orgulho). O espaço é voltado para a comunidade LGBT+ e promove a inclusão e o respeito pela diversidade no esporte. Natural do Crato, a caririense coleciona medalhas em competições internacionais representando o Brasil, sendo tetracampeã mundial e medalhista olímpica.

Como embaixadora, Edênia reflete sobre a realidade das pessoas LGBT+ no país. “O Brasil é o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo. Com essa dura realidade da nossa comunidade, sou uma defensora ferrenha da luta pelo nosso direito de existir e viver. Ser embaixadora da Pride House Paris 2024 é mais uma ação de afirmação por um mundo mais diverso e igualitário para todos”, diz a nadadora.

A cratense representa o Brasil desde 2001 e disputará, em Paris, a sua sexta edição dos Jogos Paralímpicos. Segundo a ONG francesa Fier Play, responsável pela organização da Pride House, a iniciativa é mais um passo no combate à discriminação, além de seguir o conceito de “Jogos Abertos”, lema da Olimpíadas de 2024.

PUBLICIDADE
PUBLI_Requerimento_ASV.pdf
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ