JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Crajubar terá PM nas ruas para fiscalizar lockdown
O secretário da Segurança Pública, André Costa, vai liderar um plano mais intenso de fiscalização
Madson Vagner
07/07/20 0:00

O governador Camilo Santana (PT) prepara um plano de ação policial para intensificar a fiscalização do decreto estadual que determina o isolamento e o distanciamento social rígido em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. A decisão foi combinada com os três prefeitos, em conversas individuais, por telefone, na primeira semana de julho.

Camilo avisou aos prefeitos Zé Ailton Brasil (Crato), Arnon Bezerra (Juazeiro) e Argemiro Sampaio (Barbalha) sobre o contato que seria feito pelo titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)do Ceará, delegado André Costa. A ideia é preparar uma estratégia de atuação nos municípios, em consonância com os três gestores. O reforço para as ações será disponibilizado pela secretaria estadual.

Argemiro Sampaio confirmou a conversa que teve com o governador no dia 1º de julho. O prefeito alertou o governador sobre a pouca efetividade das barreiras sanitárias e o descumprimento das regras de isolamento nos bairros das cidades. “O plano é extremamente necessário. A população só obedece a farda. Temos que fazer rondas para inibir aglomerações”, disse.

O prefeito barbalhense solicitou ao governador a liberação de 20 profissionais do efetivo do Batalhão de Eventos, que são enviados todos os anos para a Festa de Santo Antônio, como reforço à segurança na cidade. Argemiro acredita que, com os policiais circulando no Município e atendendo denúncias, as aglomerações tendem a diminuir.

Na conversa com o governador, Zé Ailton Brasil observou que tem encontrado dificuldade para que a Guarda Municipal faça o trabalho de fiscalização. Ele acusa um grupo oposicionista de incitar, sistematicamente, a população contra os profissionais, que estão fiscalizando o centro e outros bairros da cidade. Segundo o prefeito, o fato tem prejudicado a atuação.

Para Zé Ailton, com a nova estratégia, a Prefeitura ficará a cargo das barreiras sanitárias, enquanto que o reforço da SSPDS promoverá rondas e atenderá a denúncias da população sobre aglomerações. Ainda sem os reforços, a Prefeitura realizou fiscalizações no domingo (05). Um dos alvos foi o balneário da nascente.

Em Juazeiro, o prefeito Arnon Bezerra confirmou o planejamento conjunto com a Secretaria de Segurança, mas defende o desenvolvimento de mais campanhas de conscientização. O prefeito avalia a intensificação da fiscalização como positiva, mas ressalta que a conscientização é necessária como complemento. “O governo está fazendo a sua parte e as prefeituras também. Mas é preciso ter cautela, para não criar um mal-estar com a população”, disse Arnon, ressaltando que as abordagens devem ser educativas. Ele teme que após as abordagens, situações de aglomerações voltem a se repetir.

Os três prefeitos do Crajubar têm mantido contatos sobre o enfrentamento à covid-19 e todas as decisões devem ser tomadas em conjunto, sob orientação do Governo do Estado. Aos prefeitos, o secretário André Costa não falou em números. Antes de definir,  deve se reunir com os comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, para se inteirar sobre o efetivos que será disponibilizado para o Crajubar.

Baixe a versão digital da edição desta semana do Jornal do Cariri. Clique no ícone na barra superior do site.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE