Jornal do Cariri
Crajubar supera Fortaleza com 7 casos suspeitos de varíola dos macacos
Em todo Brasil 700 casos já foram confirmados
Imagem: GETTY IMAGES
GENEUZA MUNIZ
27/07/22 19:00

O Estado do Ceará possui 27 casos suspeitos de varíola dos macacos e quatro confirmados. A informação foi repassada por Sarah Mendes, secretária executiva de vigilância em saúde do Estado. Dos casos em investigação, sete são na região do Crajubar: Juazeiro do Norte com (03), Crato (02) e Barbalha (02). A capital, Fortaleza até o momento notificou 5 casos suspeitos. Em todo Brasil os casos confirmados chegam a 700.

A Sesa informou que em todas as notificações foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento.

Os primeiros sintomas são febre, dor e surgimento de lesões e feridas em algumas partes do corpo, as quais podem aparecer entre seis e 13 dias em razão da incubação do vírus, segundo a Organização Mundial da Saúde OMS. Esse período, porém, pode chegar até 21 dias em alguns casos.

Nos primeiros cinco dias, o período de invasão, o paciente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, inchaço nos gânglios (conhecido como "íngua"), falta de energia, calafrios, além de dores nas costas e nos músculos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ