JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Crajubar registra 3.589 microempresas abertas no primeiro quadrimestre
De mais de 3.500 microempresas abertas, 2.272 foram do setor de Serviços
Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil
Joaquim Júnior
13/05/25 10:30

O setor de Serviços liderou a abertura de microempresas (ME) nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha entre os meses de janeiro e abril de 2025. De 3.589 ME abertas no período, 2.272 foram do setor, que abrange atividades de prestação de serviços variados – de limpeza ao setor tecnológico e informacional. Entre os municípios, Juazeiro do Norte lidera com 2.487 empresas abertas, seguido por Crato, com 812, e por Barbalha, com 290.

Como avalia a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romarias de Juazeiro do Norte (Sedetur), o resultado apresentado nos primeiros meses de 2025, com a abertura de quase 2.500 microempresas no município, “é bastante expressivo e reflete um dinamismo crescente na economia juazeirense”. Os resultados, segundo apontou a pasta, podem ser atribuídos a uma combinação de fatores: programas de capacitação, desburocratização de processos; Juazeiro ser um polo comercial importante no Cariri, o que atrai investidores e pequenos empresários interessados em aproveitar o fluxo de consumidores; o município contar com expressiva circulação monetária; parcerias entre Prefeitura, Sebrae e instituições que geram ambiente propício à criação de negócios.

De Crato, onde mais de 800 ME foram abertas no primeiro quadrimestre, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ary Melo, avalia os dados como resultado de um trabalho desenvolvido de forma exitosa. “Nós viemos plantando isso há um tempo para que o Crato siga nos rumos do empreendedorismo”, pontua, ao citar que, assim como em Juazeiro, há parceria com Sebrae. Ele destaca, inclusive, que a cidade possui uma Sala do Empreendedor, onde os interessados recebem o apoio necessário. Ary conta que, anualmente, o município é avaliado pelo Sebrae Estadual e pelo Sebrae Nacional e que, inclusive, o Crato já recebeu o Selo Ouro, de nível estadual, e Selo Diamante, de nível nacional. “Isso mostra que estamos no caminho certo”, relata, enfatizando que o trabalho continua para seguir aquecendo a economia do município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE