Crajubar registra 149 acidentes por escorpião em 2023
Aumento do número de acidentes pode ter relação com período chuvoso
Foto: Tony Winston
Natália Alves
02/05/23 12:30

O escorpião é o animal peçonhento que mais ataca no Ceará, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado. Entre janeiro e abril de 2022, 1.639 acidentes com escorpiões foram registrados no Ceará, com uma média de 409 ocorrências por mês. No Cariri, um menino de três anos foi atacado por um escorpião em Barbalha, apresentando sequelas logo após. O município apresentou 80 acidentes por escorpião em 2023, seguido pelo Crato (47) e Juazeiro do Norte (22).

O aumento do número de acidentes pode ter relação com o período chuvoso na região. O membro do Núcleo de Endemias de Juazeiro do Norte, Naldo Galdino, explica que os escorpiões normalmente ficam em lugares escuros, como entulhos, frestas de paredes ou cômodos das residências pouco habitados pelos moradores.

Os Departamentos de Endemias dos municípios realizam inspeções nas residências para controle dos animais peçonhentos, com demandas espontâneas, ou seja, quando os moradores ligam para os núcleos relatando acidentes, ou pelas notificações das Unidades de Saúde. Entre janeiro e março de 2023, 1.205 inspeções foram registradas em Juazeiro do Norte.

“Para evitar acidentes com escorpião no domicílio alguns cuidados são importantes, como usar telas em ralos, pias e tanques, afastar as camas e berços das paredes e evitar cobertas que encoste no chão, além de vistoriar as roupas, calçados e toalhas antes de usá-los. Também é importante evitar entulhos, e em caso de casas com gramado, manter sempre bem aparada”, recomenda o agente de endemias do Crato, Paulo Sérgio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ