Crajubar intensifica vacinação para iniciar população geral
Crajubar não avança para vacinar a população geral
Foto: Helene Santos - Governo do Ceará
Robson Roque
08/06/21 0:00

Municípios que integram o principal núcleo urbano do Cariri, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, ainda não avançaram para a fase de vacinação da população geral na campanha de imunização contra a covid-19. A nova etapa contempla pessoas que não se enquadram em grupos prioritários. As três principais cidades da região ainda concluem a campanha de grupos prioritários, por não terem alcançado 90% da meta.

Enquanto isso, 15 municípios caririenses já podem imunizar cidadãos com idade acima de 18 anos: Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Brejo Santo, Campos Sales, Granjeiro, Jardim, Lavras da Mangabeira, Milagres, Missão velha, Penaforte, Potengi, Salitre, Santana do Cariri e Várzea Alegre.

“Esses municípios já podem organizar a vacinação da população geral. Essa vacinação é para os grupos não prioritários acima de 18 anos. Ela deve ocorrer de forma decrescente: da maior idade para a menor idade. Os municípios receberão os lotes e deverão organizar”, comenta a secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Magda Almeida.

“É importante destacar que o início da vacinação da população geral não significa a interrupção da vacinação de alguns grupos prioritários, como, por exemplo, gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades. A vacinação é dinâmica. Então, todo dia existem pessoas que descobrem a gestação, uma doença e, com isso, não podemos simplesmente parar a vacinação dessas pessoas. Ela se tornará dinâmica a partir de hoje e vamos avançar na fase da vacinação para adultos jovens”, detalha Magda Almeida.

O avanço na campanha de imunização ocorre em meio ao crescimento de casos e de óbitos em decorrência da covid-19. Boletim divulgado pelo Governo do Ceará, na sexta-feira (4), indica as regiões do Cariri e do Norte como principais responsáveis pela propagação do coronavírus no Ceará. No Cariri, as mortes tiveram aumento de 2,6% e o número de pessoas infectadas aumentou em 15,2%. Os dados são relativos a uma comparação entre as semanas epidemiológicas 17 e 18 (25 de abril a 8 de maio) e 19 e 20 (9 a 22 de maio).

A região também avança na imunização de gestantes e puérperas, com 79% do público-alvo vacinado com a primeira aplicação. Semana passada, trabalhadores da educação começaram a ser imunizados, enquanto a vacinação do público em geral está prevista para iniciar esta semana. De acordo com a secretária de Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Albuquerque, a quantidade de vacinas é o principal entrave para que a campanha de imunização contra a covid-19 seja mais rápida.

“Na medida em que recebemos a vacina, disponibilizamos o imunizante para a população. Temos encontrado dificuldades no recebimento das doses, mas no momento em que recebemos, temos procurado agilizar o mais rápido possível”, garante.

Ainda conforme a secretária, o Município juazeirense tem “mobilizado equipes durante toda a semana, finais de semana e mesmo nos feriados”, para agilizar a campanha de vacinação. Além disso, parcerias são feitas com a iniciativa privada, a exemplo de convênios com instituições de ensino superior e o shoppings da cidade. “Até o momento, temos a garantia da segunda dose para todos os imunizantes, até porque o que estamos utilizando é a AstraZeneca, e ela tem um intervalo de 90 dias. Durante essa semana, temos a previsão de vacinação de todos que estão cadastrados no Saúde Digital: os de comorbidades de 18 anos acima, os professores, tanto do ensino básico como do superior. Vamos intensificar os profissionais da saúde que estão na linha de frente e ainda não foram vacinados, e continuamos vacinando as gestantes de acordo com as vacinas que recebemos”, conclui Francimones Albuquerque.

Avanço na vacinação
Entre as 15 cidades da lista, Aurora, Milagres e Porteiras se destacam por terem ultrapassado a meta de vacinação sugerida pela Sesa, com índices superiores a 100% tanto na primeira, quanto na segunda dose. Aurora alcançou 107% para a primeira dose e 126% para a segunda, sendo o município da região que, proporcionalmente, mais administrou a segunda dose.

Em Milagres, foram atingidas 101% e 104% das metas de primeira e segunda imunizações. Em Porteiras, estes dados são de 100% e 108%. No Crajubar, Crato alcançou 80% da meta para primeira dose e 94% para a segunda dose; Juazeiro do Norte 79% e 92% para primeira e segunda aplicações, respectivamente; e Barbalha 76% e 91%.

Mesmo fora da lista, não tendo alcançado a marca de 86% de primeira dose, Várzea Alegre é o segundo município com maior porcentagem de segunda administração, com 112% do público-alvo. Abaiara (74%), Barbalha (76%), Jati (78%), Juazeiro do Norte (79%) e Tarrafas (79%) são as cidades que não atingiram a marca de 80% para a primeira dose. Em termos de segunda aplicação, Salitre é a cidade que menos atingiu o grupo prioritário, com 51%, seguida por Mauriti (65%), Altaneira (68%) e Araripe (72%).

Recentemente, a região do Cariri iniciou a imunização de gestantes e puérperas (com e sem comorbidades), pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências e trabalhadores da Educação. Sobre este último público, as 29 cidades receberam 18.645 doses e vacinou 1.126 pessoas até o fechamento desta matéria, na sexta-feira (4), perfazendo somente 6% da meta. Quanto às puérperas (que deram à luz nos últimos 45 dias) e gestantes, a região recebeu 1.256 doses da Pfizer, das quais foram imunizadas 472 mulheres com comorbidades e 522 sem comorbidades para atendimento a este público-alvo, alcançando, assim, 79% da meta estipulada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ