Jornal do Cariri
Crajubar adota flexibilização com apelo para população ficar em casa
Prefeitos atendem orientação do Estado para reabertura
Madson Vagner
04/08/20 0:00

As prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha aderiram às medidas estabelecidas pelo Governo do Estado, anunciadas no último sábado (1º), para entrada na fase 1 do plano de reabertura gradual da economia. Com a situação mais controlada entre as três cidades, Barbalha planeja reunir os setores da sociedade para discutir o plano de reabertura. O prefeito Argemiro Sampaio (PSDB) avalia como necessária a discussão com setores da indústria, comércio e transportes, entre outros. Entidades como CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), sindicatos, ambulantes, Câmara de Vereadores e equipes da saúde estão entre os convidados. Argemiro Sampaio destaca que desde o começo desta pandemia, vem acompanhando as orientações do Estado e autoridades da saúde. “Vamos iniciar a abertura, mas nos cercaremos de todos os cuidados. Não podemos colocar a população em risco”, disse.

No Crato, o prefeito Zé Ailton Brasil (PT) anunciou a ampliação dos serviços de controle da pandemia e pediu mais cuidado por parte da população. Em nota, Zé Ailton pediu que a população continue em casa. Para os cidadãos acima de 60 anos, anunciou um programa de atendimentos residencial para casos suspeitos. Uma equipe da Secretaria de Saúde está disponível desde a segunda-feira (04), através do telefone 0800-2801318.

O prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB), reforçou o pedido para que as pessoas fiquem em casa o máximo que puderem e que obedeçam aos protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde do Estado e Organização Mundial de Saúde (OMS). Arnon ressalta a importância da conscientização da população para vencer o covid-19.

Os três gestores avaliam a situação da pandemia como preocupante. A região entrou no chamado platô, mas vem mantendo uma média alta de contaminação e mortes em consequência da doença. Juntos, os três municípios têm 16.517 casos confirmados, 11.059 recuperados e 333 óbitos. Proporcionalmente, Barbalha tem os melhores resultados no número de curados, cerca de 90% dos casos.

No decreto, o Governo do Estado liberou a abertura de lojas de móveis e eletrodomésticos, roupas e calçados, concessionárias de veículos, livrarias, cosméticos, entre outros. O governador Camilo Santana disse que a decisão foi tomada após reunião de avaliação de estudos e cenários, com o comitê formado por profissionais da Saúde do Estado, Tribunal de Justiça do Estado, Assembleia Legislativa e Ministério Público Estadual e Federal. Entre as unidades que permanecem fechadas estão escolas e universidades, públicas e privadas.

A previsão de abertura do setor da educação é para o mês setembro, mas o Governo alerta que é preciso manter a curva de queda epidemiológica. Camilo reforçou que a reabertura é pautada na prudência e na responsabilidade para evitar um novo aumento de casos e óbitos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ