Jornal do Cariri
Crajubar acompanha mais de 80 casos de exploração sexual contra crianças e adolescentes
Campanha combate exploração sexual infantil e juvenil. Cidades do Crajubar registraram 84 casos no último ano.
Campanha acontece durante todo mês de maio. - Foto: TJCE/Divulgação
Joaquim Júnior
24/05/20 11:00

A Campanha Maio Laranja celebra o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Em 2019, 84 casos foram contabilizados no Crajubar: em Juazeiro, foram 35 casos de abuso sexual e dez de exploração sexual; em Crato, foram 17 casos de abuso sexual envolvendo crianças e 15 envolvendo adolescentes; e, em Barbalha, sete casos são acompanhados atualmente. Apesar de estarem com atuação limitada devido ao isolamento social, os serviços que combatem tais explorações seguem ativos neste período de pandemia. Contudo, ações presenciais foram suspensas em toda região.

De acordo com Sandoval Barreto, secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho em Juazeiro do Norte, as ações realizadas para prevenção estão ocorrendo por meio digitais. A atitude se repete nos municípios vizinhos, como Crato e Barbalha. Ricardo Aguiar, coordenador da Proteção Social e Especial de Média e Alta Complexidade no município cratense, conta que o combate à exploração é realizado diariamente e as ações foram intensificadas junto ao sistema de garantia de direito.

Assim como ele, a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) em Barbalha, Fernanda Granjeiro, conclama que a sociedade civil contribua na causa contra a violência sexual e ajude na notificação dos casos. A denúncia pode ser feita de forma anônima através do número 100 e nos telefones dos equipamentos. Após a denúncia, é feita uma visita para que se conheça o ambiente que a criança ou adolescente vivencie para que se realizem as medidas necessárias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ