JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Cortes de verbas ameaçam funcionamento da UFCA
Cortes nos serviços essenciais foram decretados na última semana
Foto: Antônio Rodrigues
Natália Alves
27/05/25 14:00

Restrições de verbas levaram universidades de todo o Brasil a anunciar redução de despesas nos últimos dias. As ações se devem aos cortes nos serviços essenciais, determinados nas últimas semanas pelo presidente Lula da Silva (PT), através do Decreto nº 12:448/2025. Diante do quadro, o pró-reitor de Planejamento e Orçamento da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Mateus Ferreira, afirmou que a instituição vive uma “realidade cruel”.

“Com o volume insuficiente de recursos e com a limitação mensal de execução, existe risco de atraso de pagamentos dos vários contratos que a UFCA mantém, para diferentes serviços – como limpeza, Refeitório Universitário (RU) e apoio administrativo. Tais serviços são essenciais para o dia a dia acadêmico de nossa instituição”, publicou a UFCA em nota. 

De acordo com Ferreira, o orçamento discricionário da universidade permanece o mesmo há mais de uma década, mesmo com o crescimento da universidade. “Em 2014, recebemos R$32 milhões; em 2025 estamos com R$31 milhões. Imagine a nossa situação tendo que pagar todas as despesas com o mesmo montante, praticamente inalterado por 11 anos seguidos”, expressou.

Ainda de acordo com o pró-reitor, o número de estudantes triplicou na última década, com a universidade chegando a mais de cinco mil alunos. A instituição afirmou que já vinha enfrentando dificuldades com o orçamento estagnado, tendo a situação agravada com o novo decreto. “A gestão da UFCA se mantém atenta aos desdobramentos a respeito de decisões orçamentárias tomadas por instâncias superiores e segue em diálogo, com MEC e com parlamentares da bancada cearense no Congresso Nacional”, finaliza a instituição, em nota.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE