Jornal do Cariri
Convenções devem confirmar cenário eleitoral do Cariri
Convenções partidárias no Cariri iniciam no dia 20 de julho e terminam em 5 de agosto
Imagem: Redes Sociais
Madson Vagner
09/07/24 0:00

A poucos dias do início das convenções, partidos e federações com representatividade na região do Cariri avançam nas articulações para a formação de chapas e alianças eleitorais. O maior enfrentamento na região continua sendo entre PT e PDT. Nos três maiores colégios eleitorais, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, a maioria das chapas já definiram os nomes que disputarão a vaga de prefeito, mas ainda não decidiram sobre os pré-candidatos a vice-prefeitos.

No Crajubar, não haverá enfrentamento direto entre PT e PDT, mas há uma tendência a polarização entre o PT do presidente Lula e partidos aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Entre as siglas, a expectativa é que as pré-candidaturas já anunciadas se confirmem nas convenções.

O primeiro a anunciar sua convenção foi o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), pré-candidato à reeleição. Podemos, União Brasil, PSDB, PL, PP, Novo, Cidadania e PDT estão com convenção marcada para o dia 20, prazo inicial estipulado pela Justiça Eleitoral. O vereador Tarso Magno (PP) já foi anunciado como pré-candidato a vice.

Na oposição, o deputado estadual Fernando Santana (PT) deve conseguir maior aliança da região, agregando quase todos os partidos da base aliada do Governo do Estado. Não há data para a convenção, mas nomes como o deputado estadual Davi Macedo (MDB) e os ex-prefeito Arnon Bezerra, já declararam apoio a Fernando. Os dois concorrem, inclusive, para indicar o nome que vai compor a chapa como candidato a vice.

Na base aliada do Crato, ainda há disputa para quem será o candidato a vice, na chapa liderada por André Barreto (PT). O diretório municipal do PT chegou a decidir pelo nome do vereador Pedro Lobo (PT), mas a maior parte dos partidos aliados disse não a chapa pura. O PV, partido de federação com o PT, anunciou a pré-candidatura de Ildo Júnior para vice.

A oposição do Crato está representada pela chapa liderada pelo médico Aloísio Brasil (União Brasil), com o ex-prefeito Zé Adega (PL) na vice. Auto denominada terceira via, a chapa que sairá da aliança entre Lucas Brasil (PSDB) e Márcio Bilhar (Agir) ainda não tem definição. O grupo articula outros aliados para definir quem encabeça a chapa e quem será o vice.

Em Barbalha, a base aliada está fechada com a reeleição do prefeito Guilherme Saraiva (PT) e do vice Vevé Siqueira (PT). A dupla enfrentará o engenheiro Antônio Neto (PSDB), que ainda espera definição do vice. Articulador da candidatura, o ex-prefeito Argemiro Sampaio (PSDB) avalia que o nome deve vir do União Brasil.

Confrontos PT-PDT

O enfrentamento entre PT e PDT deve acontecer em nove municípios. Em Abaiara, o vice-prefeito Ângelo Furtado, o Angin (PT), enfrenta o vereador Lulu (PDT). A disputa tem, ainda, a vereadora Mara Sampaio (MDB). Em Altaneira, a vereadora Silvania Andrade (PT) enfrenta a empresária Késia Alcântara (PDT). Farias Brito terá a repetição da disputa de 2020, entre o prefeito Deda Pereira (PDT), pré-candidato à reeleição, e o ex-prefeito, Vandevelder Freitas (PT).

Em Jardim, Antônio Coutinho (PT) enfrentará Cléa Luz (PDT); e Mauriti terá a disputa entre o prefeito João Paulo (PT), o empresário Welington Nova Onda (PDT) e o vice-prefeito João Paulo (Psol). Em Potengi, o confronto acontece entre Luã Almino (PT) e o empresário Salviano Alencar (PDT). Já em Penaforte, o prefeito Dr. Rafael (PT) tentará reeleição contra o ex-prefeito Luís Celestino (PDT), reeditando 2020. Em Salitre, a disputa será entre o prefeito Dodó de Neoclides (PDT), pela reeleição, contra o ex-prefeito Rondilson Ribeiro (PT).

Disputa dentro da base

Uma disputa que chama a atenção é a de Milagres, onde o prefeito Cícero Figueiredo (PT) acabou desistindo da reeleição, para apoiar o vice-prefeito Anderson Eugênio, pré-candidato do MDB. Discordando da posição, a direção do PT lançou o nome do vereador Jorge Henrique. A oposição é liderada pelo médico Abraão Sampaio (Solidariedade), que articula o apoio da ex-pré-candidata do PDT, Elisangela Crisóstomo.

O PT tem outras 10 pré-candidaturas no Cariri, com quatro disputas à reeleição. Marcone Tavares (PT), em Aurora, enfrenta o ex-prefeito Adailton Macedo (MDB); João Luiz (PT), em Campos Sales, enfrenta o ex-prefeito Moésio Loiola (PSB); Mônica Mariano, em Jati, enfrenta o ex-secretário Toin de Neta (PSD); e Samuel Werton (PT), Santana do Cariri, enfrenta o ex-vereador Pedro de Gerson (MDB).

O PDT disputa à reeleição em Antonina do Norte, com Antônio Filho, que não tem pré-candidatura oficial da oposição. Em Lavras da Mangabeira, o prefeito Ronaldo da Madeireira (PSD) também está sem adversário oficial. Outro que disputa à reeleição é o prefeito de Assaré, Libório Leite (PSB), que deve enfrentar uma chapa formada pela vereadora Maria É e o cantor Caninana do Forró, ambos do MDB.

O município de Granjeiro é o único onde não aparecem pré-candidaturas de PT, PDT e PSB. No Município, a disputa está entre o prefeito Chico Clementino (MDB), candidato à reeleição, e o ex-prefeito Dr. Gudy (Republicanos). O MDB tem duas pré-candidaturas à reeleição. Em Barro, George Feitosa (MDB) enfrenta Vinícius Laurindo (PSD); e Cícero de Deus, em Araripe, enfrenta as pré-candidaturas do presidente da Câmara, Zé Gordinho (PT), e do empresário Rodrigo Modesto (PSB).

O PSB defende as reeleições do prefeito Dr. Lorim, em Missão Velha, que enfrenta o ex-prefeito Diego Feitosa (MDB); e Gislaine Landim, em Brejo Santo, que enfrenta Eusébio Ferreira (PT). Em Nova Olinda, o ex-secretário Leonardo Brito (PT) disputa contra o empresário Gerlânio Sampaio (MDB). Já em Caririaçu, os vereadores Adriana Calixto (PSD) e Acácio Leite (PDT), estão confirmados para a disputa. Em Porteiras, Dr. Alboino Neto (PSB) disputa contra Mundinho Inácio (PT).

O prazo final para a oficialização das candidaturas é 15 de agosto, após as convenções que iniciam em 20 de julho e terminam no dia 5 de agosto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ