Contribuintes têm até 30 de junho para declarar IRPF
Deve declarar quem tiver rendimentos anuais acima de R$ 28.559,70
Foto: Portal Contábeis
Jaqueline Freitas
10/06/20 21:00

Os contribuintes têm até o próximo dia 30 de junho para enviar a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) à Receita Federal. O prazo inicial, até 30 de abril, foi prorrogado diante do avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

Para evitar prejuízos e o pagamento de multas, pessoas físicas que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 - no ano passado - devem declarar o IRPF. Conforme o professor do curso de Ciências Contábeis da Unileão, Ivan Feitosa, o contribuinte precisa declarar todos os rendimentos recebidos, bem como as despesas com educação, saúde, bens móveis e imóveis, aplicações financeiras, como investimento na bolsa de valores, e gastos com dependentes.

O professor orienta que o contribuinte que faz a declaração sozinho, sem o auxílio do contador, tome cuidado no preenchimento dos dados, para não deixar nada de fora da declaração. Outra dica ressaltada por Ivan Feitosa é escolher, somente no final, um dois modelos de declaração: completa ou simplificada. “A declaração simplificada é mais indicada para quem tem apenas os rendimentos, não tem despesa comprovada com saúde e educação, não paga plano de saúde, por exemplo, e não tem dependentes. Já a completa é ideal para quem tem muitas despesas comprovadas”, explica o professor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ