Jornal do Cariri
Contra as Fake News
Madson Vagner
29/09/20 0:00

A Justiça Eleitoral está preparada para combater as notícias falsas nestas eleições. Isso é o que garantiu o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE), Washington Araújo, durante lançamento do Anuário do Ceará, no último dia 21. Capacitação e comunicação direta com o eleitor são algumas das armas contra as fake news. Para os magistrados envolvidos no processo eleitoral, estão sendo realizadas reuniões multidisciplinares e cursos sobre o combate à desinformação. Maior eficiência na checagem e na apuração das informações devem tornar os processos mais céleres. Outra ferramenta disponível para combater as notícias falsas é o aplicativo “Comunicação Pública”, usado pelos juízes para a publicação de informações oficiais. Do Tribunal Superior Eleitoral veio um treinamento para servidores de todo o Estado. Hoje, cada cartório eleitoral conta com uma equipe apta a fiscalizar a propaganda eleitoral.

Propaganda antecipada

O candidato a prefeito de Lavras da Mangabeira, Ronaldo Pedrosa Lima, conhecido como Ronaldo da Madeireira, parece ter ido com muita sede ao pote. Ronaldo recebeu representação contra postagens feitas nas redes sociais. Filiado ao PSD, o então pré-candidato e seus aliados vinham divulgando de forma incessante o número do partido, o que é vedado antes do início da campanha eleitoral. A decisão do juiz Hyldon Masters Cavalcante Costa, 14ª Zona Eleitoral, estipulou multa diária de R$ 5 mil, caso as publicações não sejam retiradas das redes sociais ligadas a Ronaldo (Instagram e Facebook) após a intimação pessoal. Na decisão, o juiz ordenou a retirada do número do partido, seja escrito, em gestos ou áudios. A solicitação da liminar foi feita pelo diretório do DEM local, que está na base do prefeito Ildsser Oliveira, do MDB, candidato a reeleição.

Haja reviravolta

A disputa da pré-campanha em Campos Sales, principalmente no grupo do prefeito Moésio Loiola, do PDT, pareceu ter o DNA da reviravolta. Depois de romper com o prefeito, lançar e desistir da candidatura da filha e fechar com a oposição liderada pelo vereador José Solano, do PSD, agora, o coronel Hermann Macedo voltou ao ninho. Uma reunião na casa de Moésio, no dia 25, acabou acalmando os ânimos e trazendo Hermann de volta. Na nova versão das articulações, Hermann saiu como candidato a vice-prefeito na chapa que tem o presidente da Câmara, João Luiz, como cabeça. Nos bastidores, o comentário é que Moésio não conseguiu o registro da filiação do sobrinho Rômulo Melo, confirmado como pré-candidato em convenção. A nova estratégia coloca o ex-prefeito Paulo Ney e seu grupo no mesmo palanque de Moésio. Solano estaria crescendo e se tornando uma ameaça real.

Pé no acelerador

Sob a expectativa de uma das mais acirradas disputas no Cariri, Missão Velha já conheceu a primeira pesquisa registrada no TSE. Na estimulada, o atual vice-prefeito Rosemberg Macedo, o Dr. Lorim, lidera com 42,30%. Na segunda posição, vem o ex-prefeito Washington Fechine, com 31,40%. A pesquisa, realizada nos dias 20 e 21 de setembro, ouviu 550 eleitores e mostra, ainda, um cenário com 16,20% de indecisos e 10,10% que votariam em branco. A pesquisa foi encomendada pelo site News Cariri ao Instituto Peixoto de Alencar de Educação e Pesquisa. Dr. Lorim foi eleito vice-prefeito na chapa do atual prefeito Diego Feitosa, do MDB, mas rompeu no primeiro ano da gestão. Desde então, se lançou a sucessão. Já Washington foi lançado a menos de 60 dias, depois da desistência de Diego da reeleição. A publicação dos números pelo site não trouxe a rejeição dos candidatos.

Apostando na justiça

A base do prefeito de Caririaçu, Edmilson Leite, do PDT, está em alerta. O prefeito esperava que a candidatura do seu principal adversário, o ex-prefeito João Marcos, do PSD, fosse barrada pela Justiça. João Marcos passou pela pré-campanha, pela convenção e espera o deferimento da candidatura. A base do ex-prefeito garante que ele estará na disputa e que voltará ao poder. A confiança vem de sucessivas sondagens e pesquisas internas que mostram um bom desempenho de João Marcos. Entre os apoiadores de Edmilson, a situação é tensa, já que havia a expectativa de que João ficasse fora, por isso, eles teriam aceitado a indicação do irmão de Edmilson, Rosivan Leite, como vice na chapa novamente. João Marcos tem o apoio do deputado petista Fernando Santana e sonha com a neutralidade do governador Camilo Santana, que apoiou Edmilson na eleição de 2016.

Apostando na injustiça

Candidato à reeleição, o prefeito do Barro, Marquinélio Tavares, do PSD, vai investir nas liminares para se manter na disputa. Marquinélio apareceu na última lista suja do Tribunal Contas do Estado (TCE) e ainda responde a processo por improbidade administrativa no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5). Marquinélio perdeu em primeira instância e aguarda o julgamento no TRF-5, que pode acontecer a qualquer momento. No processo, Marquinélio responde por desvio de recursos federais. Mas a realidade já é conhecida pelo prefeito, que já foi afastado do cargo em 2012, sendo eleito no pleito seguinte e se mantendo no poder às custas de liminares. Na época, Marquinélio foi processado por desvio de verbas para construção de açudes, contratação irregular de servidores e fraude em contrato de aluguel de veículos. Marquinélio confia nos “padrinhos”.

Enquanto isso...

... Ainda em Barro, a situação complicada do prefeito Marquinélio parece estar além dos problemas com a Justiça. O nome do candidato George Feitosa, do MDB, conseguiu reunir a maioria das lideranças no Município e está bem colocado na disputa. O crescimento se deve, entre outros fatores, aos sucessivos problemas de Marquinélio com a Justiça.

... Em Assaré, o candidato a vice-prefeito na chapa do prefeito Evanderto Almeida, o cantor Caninana do Forró, está decidido a fazer na campanha o que faz melhor: cantar. A oposição reclama que Caninana tem cantado de “aniversário de boneca a queimada de broca”. O pior para a oposição é que não há impedimento para as ações.

... Em Potengi, a prefeita Alizandra Gomes, do PT, partiu para o ataque ao candidato do Psol, Edson Veriato, nas redes sociais. Mas, a disputa não seria pelo primeiro lugar. Os dois estariam brigando pela segunda posição. A liderança estaria com o ex-prefeito Samuel Carlos. Claro, nada oficial. Não existem pesquisas registradas e tudo é baseado em sondagens internas.

... Em Mauriti, a condição do grupo da situação não se alterou com mudança de nomes na chapa. A dupla Sávio Martins e Samuel Coelho, assim como o prefeito Mano Morais, continua bem longe da preferência popular. A chapa petista garante estar com o apoio de quatro em cada cinco eleitores. Também não há nada oficial, apenas pesquisas internas.

... Em Milagres, a base do candidato Cícero Figueiredo, do PDT, está desafiando os financiadores da pesquisa que mostrou o candidato Abraão Sampaio, do PSD, na frente. Figueiredo quer uma nova pesquisa para saber quem está na frente ou se a diferença permanece. Se a pesquisa prematura teve a mão do ex-prefeito Hellosman Sampaio, pode ter sido um tiro no pé.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ