Jornal do Cariri
Continua indefinido o candidato que disputará o 2° turno com o Capitão
Nova pesquisa aponta indefinição entre Roberto Claudio e Elmano
Foto: Instituto Paraná Pesquisas
Joaquim Júnior
13/09/22 7:30

Nova pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, encomendada pelo Portal CN7, Jornal do Cariri e rede de rádios Plus FM, divulgada nesta terça-feira (13), aponta indefinição quanto ao nome que disputará o segundo turno das eleições para governador do Estado, com o candidato do União Brasil, Capitão Wagner. Roberto Cláudio (PDT) e Elmano Freitas (PT) continuam empatados tecnicamente. A nova pesquisa mostra, ainda, que os candidatos apontados pelos cearenses para o Governo do Estado, Senado e Presidência da República permanecem os mesmos desde o mês de agosto. Capitão Wagner, Camilo Santana e Lula são, atualmente, os nomes que apresentam maior intenção de votos, respectivamente.

Na corrida pelo Abolição, Capitão Wagner possui 36,8% das intenções de voto, configurando disputa em segundo turno no atual cenário. Roberto Cláudio e Elmano Freitas continuam empatados tecnicamente, com 24,4% e 23,3%, respectivamente, e disputam a segunda vaga do 2º turno. Dos três melhores colocados na corrida pelo Abolição, Capitão Wagner registrou leve queda ao longo das três últimas pesquisas. Em agosto, na primeira e na segunda semana de setembro, contabilizou 40,1%, 37,5% e 36,8%, respectivamente.

No mesmo período, enquanto o crescimento de Roberto Cláudio foi mais discreto – 22,3%, 24,3% e 24,4%, o de Elmano foi mais acentuado: 17,7%, 20,9% e 23,3%. Na modalidade espontânea, quando o nome  do candidato não é apresentado ao entrevistado, o candidato do PT (com 13,2%) aparece em segundo lugar, ultrapassando Roberto Cláudio, com 12,3%. Capitão Wagner tem 22,7 % das intenções de voto.

Na corrida por uma vaga no Senado, os cearenses mantêm o ex-governador Camilo Santana (PT) como o favorito. Ele tem, atualmente, 64,4% das intenções de votos. Nas duas pesquisas anteriores, ele tinha 62,4% e 65,2%. Em segundo lugar, está a candidata Kamila Cardoso, que se encontra com atuais 9,5%. No decorrer das últimas pesquisas, ela saltou de 3,1% das intenções de voto para 8,4% até chegar ao atual resultado. Na pesquisa para o Legislativo Federal, os votos em “não sabe/ não respondeu” chegam a 10,6% e os de “nenhum/ branco/ nulo” a 10.9%.

Assim como nas pesquisas anteriores, o candidato Lula está em primeiro lugar na briga pela presidência da República, com 43,1% da intenção de votos dos cearenses. O número é o mesmo que o registrado no mês de agosto, antes dele apresentar leve queda para 42,6% na primeira semana de setembro e recuperar, agora na segunda semana, o quantitativo anterior. Em segundo lugar, o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, registrou queda nas últimas três pesquisas divulgadas. Em agosto, as intenções de voto eram de 29,9%; no início de setembro, 29,4%; e, agora, 28,1%. O candidato do PDT, Ciro Gomes, nas três últimas pesquisas, saltou de 13,8% para 14,2% e, agora, para 14,4%. Os votos de “não sabe/não respondeu” chegam a 4% e os de “nenhum/ branco/ nulo” a 6,3%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BR-030722022 para o cargo de Presidente e o nº CE-04394/2022 para os cargos de Governador e Senador. As entrevistas aconteceram com eleitores de 58 municípios cearenses, entre os dias 08 e 12 de setembro, sendo auditadas simultaneamente à realização.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ