JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Contaminação do Cariri veio depois
20/05/20 20:06

Dos 29 municípios do Cariri, 27 têm casos confirmados de covid-19. Entretanto, como a contaminação na região está ocorrendo num tempo posterior ao que se verifica em Fortaleza e em outros municípios do Ceará, o pico no Cariri será mais adiante. A previsão é que o auge da contaminação em Fortaleza tenha sido adiada para primeira quinzena de junho. A se confirmar esse quadro, a situação no Cariri é que o aumento dos casos com maior pico fique para a segunda quinzena de junho, ou até mesmo a primeira quinzena de julho. Na verdade, diante de tantas desinformações mundiais sobre o coronavírus, tudo é complicado de se afirmar com precisão. O que é correto se anunciar é que o Ceará hoje se tornou o 2° estado brasileiro em número de contaminados, só perdendo parar São Paulo. E 3° em número de mortos. Uma situação desoladora. No Cariri, o prefeito de Missão Velha, Diego Feitosa, anunciou estar infectado. A pandemia não escolhe entre ricos e pobres, entre simples e poderosos. O novo coronavírus só avança.

Chegada de respiradores alivia Camilo

O governador Camilo Santana sofreu. Os atrasos no desembarque dos 700 respiradores comprados em janeiro, na China, e que não chegavam ao Ceará, estavam a tirar seu sono. Nesta segunda (18), graças a uma operação de muito risco, que incluiu a contratação de avião de carga e um plano completo de monitoramento, desembarcou no Aeroporto Pinto Martins, uma aeronave com 200 respiradores. Faltam mais 500, contudo é um alívio para a Secretaria de Saúde do Ceará, que enfrenta longas filas de pacientes por uma vaga em UTIs em todo o Estado. Arrancar esses 200 respiradores da China e trazê-los para o Ceará é uma vitória pessoal do governador Camilo. Há, hoje, um embate ideológico entre o Governo do presidente Jair Bolsonaro e a República da China. Na reunião ministerial do dia 22 de abril, que é objeto de uma investigação do Ministério Público Federal, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, acusou a China de ter provocado a covid para obter vantagens econômicas. Essas crises dificultaram a entrega dos respiradores adquiridos pelo Governo do Ceará. Camilo soube conciliar todos esses embates e, literalmente, superar todos os atropelos das disputas entre Brasil e China, para poder salvar vidas no Estado. É um momento de alívio, diante de tanta preocupação com uma pandemia que colocou o Ceará no top 3 dos estados com mais infectados no País.

Clima quente entre Argemiro e Fernando


Uma doação pessoal do prefeito Argemiro Sampaio, durante uma live do cantor Leo Magalhães, acabou gerando uma grande polêmica em Barbalha. Ao saber da generosidade, anunciada ao vivo pela produção do cantor, o deputado estadual Fernando Santana marcou uma live para comentar a doação. Fernando assumiu as críticas que se espalharam pelas redes sociais. Em postagens, articuladas pela oposição, a doação feita por Argemiro foi duramente condenada. Os comentários justificavam que a prefeitura de Barbalha gastou muito dinheiro para agradar a um cantor nacional, sem que esse benefício sequer seja obrigatoriamente destinado ao Município. Sem citar nomes, Argemiro reagiu aos ataques nas redes: qualificou como “baixaria e inoperância de quem quer IBOPE”. Acusou, ainda, o deputado Fernando Santana de pegar carona na crise do coronavírus. A briga pública entre Argemiro e Fernando Santana dá o pontapé inicial na disputa eleitoral deste ano. Sim, o TSE está mantendo o calendário das eleições.
 
Fim da trégua entre Prefeitura e Governo


O confronto entre Fernando e Argemiro acaba com a trégua pública mantida há três anos e que teve seu ponto alto quando os dois sentaram para debater questões de Barbalha, em 2019. A articulação dos vereadores Rildo Teles e Vevé Siqueira terminou. Apesar da resposta antecipada por Argemiro, assegurando que a doação aconteceu com a garantia de que os alimentos seriam destinados a uma entidade de Barbalha e que usou recursos pessoais para fazer essa benesse, Fernando manteve a live e, educadamente, chamou Argemiro de mentiroso. A resposta do vice-presidente da Assembleia Legislativa não parou por aí. Fernando Santana o acusou de pegar carona em obras do Governo do Estado articuladas por ele. Argemiro tratou o assunto como desnecessário e disse estar sendo desrespeitado pelo deputado estadual. Porém, não se calou. Partiu novamente para responder a Fernando Santana, questionado promessas não cumpridas pelo governador Camilo Santana. De ambos os lados, a troca de acusações está se avolumando nas redes sociais.
 
Gilmar Bender perde os últimos aliados

 
Isolado pela cúpula do Governo do Estado, representada pelo governador Camilo Santana e o senador Cid Gomes, o pré-candidato do PDT em Juazeiro do Norte, Gilmar Bender, deve perder os três últimos partidos que ainda estavam na sua base de apoio: Republicanos, Rede Sustentabilidade e PCdoB preparam o lançamento de uma chapa, sem Bender, para a sucessão do prefeito Arnon Bezerra. Os três partidos estavam defendendo o nome de Bender, mas a informação é que o empresário chegou ao topo da inviabilidade política. Daí anunciarão que vão abandonar o Titanic de Bender. Uma reunião com Bender e o deputado federal André Figueiredo está sendo tentada para expor a situação e mostrar possíveis números de uma pesquisa interna. Uma conversa com o vereador Glêdson Bezerra, pré-candidato pelo Podemos, não está descartada.

TSE prepara eleições bem diferentes


O novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Roberto Barroso, está convencido que nem o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, nem o da Câmara Federal, Rodrigo Maia, estão dispostos a aprovarem uma lei adiando as eleições municipais agendadas para outubro. Diante do avanço da pandemia de covid-19, o presidente Luiz Barroso admite que o processo eleitoral seja prorrogado para novembro. Mas descarta qualquer possibilidade de prorrogação dos atuais mandatos dos prefeitos e vereadores. Essa hipótese está descartada, avisou o presidente do TSE. A novidade preparada pela Justiça Eleitoral serão eleições sem comícios, sem cartazes, santinhos, caminhadas e bandeiras nas ruas de candidatos. Todas essas práticas comuns estarão vetadas para evitar aglomerações, pois até a escolha dos novos prefeitos e vereadores, nos mais de 5.500 municípios brasileiros, não terá sido inventada ainda a vacina que cura  covid. Sem vacina, todos os cuidados precisarão ser adotados. Por isso, a campanha eleitoral tradicional estará abolida.

Candidatos terão que se adequar ao novo


Meio digital será o instrumento principal para convencer o eleitor. Outra constatação: os programas de televisão e rádio voltarão a ter grande peso na definição de quem será o vencedor. Essa avaliação já é resultado de pesquisas de institutos de campanha e também de professores que examinam os reflexos do coronavírus na corrida eleitoral.



Disse me disse...


 A crise entre Fernando Santana e Argemiro Sampaio acabou servindo de gatilho para os defensores do ex-prefeito Zé Leite.
 
Eles acreditam que, por ter partido para o enfrentamento, Fernando não será o candidato. Querem a reabertura da discussão com Zé Leite.
 
O presidente petista, Dorivan Amaro, continua defendendo o nome do vereador Vevé Siqueira. Zé Leite continua com uma rejeição estratosférica.
 
Na crise do PDT de Juazeiro do Norte, as vereadoras Rita Monteiro e Aninha Teles acabaram sendo as grandes prejudicadas.
 
As parlamentares descobriram que, além da impossibilidade de um candidato majoritário, o partido tem poucos candidatos a vereador.
 
No PT, a discussão começa a ser feita na direção de uma candidatura própria. Ninguém apresentou nomes para disputa interna.
 
O ex-prefeito Dr. Santana não se manifestou sobre o processo, mas está ciente da rebeldia do presidente Ricardo Lima. Estão perto do rompimento.

 
Vice-prefeito Giovanni Sampaio se deslocou até a cidade de Floriano, onde há uma experiência vitoriosa de combate ao coronavírus.


A disposição de Giovanni, como médico, é absorver conhecimentos e trazê-los para o Cariri, onde a pandemia se espalha.

Desculpe a ignorância, o pré-candidato Gilmar Bender vai anunciar durante a pandemia do covid sua desistência para agradar o Abolição?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE