JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Contagem regressiva para tarifaço de Trump, que ameaça a economia do Ceará
29/07/25 0:00

Dia 1º de agosto, entra em vigor o tarifaço imposto pelo presidente americano Donald Trump ao Brasil. O presidente Lula tem tentado adiar essa medida ou reduzir o índice de 50% a vigorar contra os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. A situação é preocupante. Há risco real da economia do Brasil sair do controle. E o pior, o estado mais prejudicado é o Ceará. A liderança do estado que mais exporta para a terra do Tio Sam é o Ceará. No primeiro semestre de 2025, o Ceará exportou mais de US$ 1,1 bilhão de dólares somente para os Estados Unidos. Desse total, US$ 528 milhões foram de produtos de siderurgia, cerca de 49%. No total, nossas exportações foram 52% vendidas para o mercado americano. O segundo estado é o Espírito Santo com 34%. Ciente desse impasse, e sem poder calcular os prejuízos da economia brasileira, que afetará também o Cariri, o Governo do Ceará ressaltou que tem se reunido com empresários dos setores mais afetados para discutir ações para mitigar os efeitos do cenário na economia do estado. “Seguiremos trabalhando juntos, Governo e setor privado, dialogando sobre medidas para proteger a nossa cadeia produtiva, mantendo a competitividade das empresas do Ceará no mercado internacional e garantindo os empregos gerados para os cearenses”. Para tentar diminuir os impactos do tarifaço do Trump na economia, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, recebe uma comitiva de empresários cearenses, encabeçada pelo governador Elmano de Freitas, nesta terça-feira (29).

Cariri acompanha com temor chegada do tarifaço
Mesmo com todo esforço do governador Elmano e do presidente Lula, para solucionar essa crise do tarifaço, que na verdade é um bloqueio comercial ao Brasil, Trump está irredutível. Lula até mudou o discurso e pediu: “Trump reflita melhor sobre a importância do Brasil e adote uma postura de diálogo em vez de impor tarifas unilaterais.” Poderoso, e se sentindo dono dos Estados Unidos e do mundo, Trump não pensa em recuar. Quer dar uma lição no Brasil. Não escuta os apelos de Lula: “Eu espero que o presidente dos EUA reflita a importância do Brasil e resolva fazer aquilo que no mundo civilizado a gente faz. Tem divergência? Senta numa mesa, coloca a divergência do lado e vamos tentar resolver. E não de forma abrupta, individual, tomar a decisão de que vai multar, taxar o Brasil em 50%”. Lula demonstra, junto com todos governadores, independente do estado ou partido, uma preocupação enorme com a entrada em vigor dessa imposição da tarifa de 50%. Lula e Elmano sabem ser impossível calcular, nesse momento, as consequências dessa medida na vida dos brasileiros, mesmo nos empresários do Cariri, onde a economia não é dependente de exportações para os Estados Unidos. Indiferente aos apelos do presidente Lula, Trump faz ouvidos de mercador e mantém os 50%, para quebrar a espinha dorsal do Brasil.

Guimarães está seguro da disputa ao Senado 
O deputado federal José Guimarães deve ficar pelo menos 30 dias sem articular ou se envolver com política. Guimarães foi submetido, nesta segunda (28), a uma cirurgia no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para uma correção cardíaca. Colocará uma ponte na sua aorta. Um procedimento cirúrgico delicado, mas que Guimarães demonstrou muita confiança com o sucesso, pela competência da equipe médica: Roberto Kalil e Fábio Jatene. Mas, antes de ficar fora de combate, Guimarães deixou claro que não aceita outra posição do PT no Ceará, que não seja a sua candidatura ao Senado. Na última semana, Guimarães esteve no Cariri, em companhia do presidente Lula, e conversou com vários apoiadores da região. Todos com quem o deputado se sentou para negociar foram incisivos em questionar sobre a sua presença na disputa ao Senado, como representante do PT. Guimarães foi enfático em todas as respostas: não serei candidato a outra coisa. A segurança motivou a base petista no Cariri, que está fechada com a candidatura de Guimarães ao Senado.

Camilo tem planos diferentes de Guimarães
O ministro Camilo Santana tem repetido, exaustivamente, que o PT do Ceará precisa consolidar uma ampla aliança eleitoral para assegurar a reeleição do governador Elmano de Freitas. Levantamento feito junto à direção nacional petista revela que o partido deve apresentar apenas três candidatos a governador nos 26 estados e Distrito Federal. São eles: Elmano de Freitas (Ceará), Jerônimo Rodrigues (Bahia) e Rafael Fonteles (Piauí). O trio concorrerá à reeleição. E fora eles, o PT não pretende lançar mais nenhuma candidatura, privilegiando a disputa ao Senado. Assim, no Ceará, a posição do ministro Camilo é que o PT terá uma vaga na chapa, que soma quatro lugares. Sua determinação é negociar com outros partidos para ampliar o palanque de Elmano. Uma das duas vagas ao Senado pertence a Cid Gomes, do PSB. Cid desistiu de ser candidato e apesar dos problemas enfrentados pelo deputado Júnior Mano, Cid insiste e não abre mão da candidatura do aliado ao Senado. A outra vaga, Camilo quer emplacar Moses Rodrigues, como indicação da federação União Progressista. Ocorre que essa aliança não deve sair. Daí, entram no páreo o MDB de Eunício Oliveira e o Republicanos de Chiquinho Feitosa. Guimarães sabe desse entendimento para fortalecer a candidatura de Elmano.

Yury continua sonhando com o apoio de Glêdson 
Depois de investir na gestão de Juazeiro do Norte, com envio de suas emendas parlamentares, o deputado federal Yury do Paredão (MDB) aproveitou a Expocrato – festa que tem o comando – para tentar se aproximar ainda mais do prefeito juazeirense, Glêdson Bezerra (Podemos). Yury enviou convite para o prefeito em todos os dias para os shows. Em dois dos sete dias, Glêdson aceitou a gentileza e posou ao lado do deputado. As fotos ganharam as redes sociais. Para Glêdson, apenas gentileza e reciprocidade com um parlamentar de Juazeiro. Para Yury, uma oportunidade de aproximação diante da perspectiva de uma eleição dura em 2026. Claro que as dificuldades serão para todos os candidatos e a eleição sorrirá para aqueles melhor relacionados. Yury já aprendeu isso. Glêdson permanece em silêncio sobre a escolha dos seus nomes para as disputas de estadual e federal do próximo ano. Espera pela decisão da composição da chapa ao governo do Ceará e ao Senado, para só então definir a quem apoiará para a Alece e para a Câmara Federal. No
momento, prefeito Glêdson tem priorizado a sua administração.

Câmara de Juazeiro tem 07 candidatos para 2026 
A Câmara de Juazeiro do Norte mostra sua importância política e deve ter, pelo menos, sete candidatos a deputado estadual e federal. Na linha de frente da próxima eleição, se destaca como candidato, o presidente da Câmara, vereador Felipe Vasques (Agir), que está indeciso sobre a disputa a estadual ou a federal. Felipe Vasques avalia, inclusive, uma troca de partido. Do plenário, avançam as candidaturas de Marcio Joias (PRD), Vinícios Duarte (PSD), Jaqueline Gouveia (MDB), Auricelia Bezerra (PSB), Boaz das Rotatórias (PL) e Lukão (PSDB). A maioria já se decidiu pela disputa estadual. Esse número de candidatos ainda pode crescer, pois há quem aposte que o nome da disputa estadual do prefeito Glêdson Bezerra pode sair da sua base na Casa. Pode estar entre os nomes já colocados, mas pode, também, ser uma surpresa. A primeira-dama, Sandra Cavalcante, pode virar candidata a vice na chapa majoritária ao governo. A indicação do candidato a vice nas oposições dificilmente não será do prefeito Glêdson. É consenso que Glêdson se tornou uma liderança política não apenas de Juazeiro do Norte, mas de todo o Cariri.
 
Disse me disse… 
Na Câmara do Crato, nenhum vereador se manifestou por candidaturas em 2026. A maioria dos parlamentares está, inclusive, comprometida com deputados já eleitos.
 
Um dos nomes que mais avançou foi o do deputado federal Luiz Gastão (PSD). Entre os deputados com mais apoio, Yury do Paredão continua à frente da preferência.
 
Surpreende a atuação política do vereador Thiago Gomes (União). Ele será o coordenador de Luiz Gastão e trabalha firme para formar um grupo independente na Câmara.
 
Thiago entrou como oposição, se tornou base e, agora, quer liderar os chamados independentes. Tanto na base aliada quanto na oposição é conhecido como traidor.
 
De passagem pelo Cariri, o deputado federal, André Figueiredo (PDT) revelou que anunciou apoio ao governo Elmano de Freitas (PT), apenas para garantir a formação de uma chapa de federal.
 
No Crajubar não tem candidato do PDT, mas André acredita que conseguirá manter no partido, deputados como Idilvan Alencar, Eduardo Bismarck e Mauro Filho.

André Figueiredo está sonhando de olhos abertos. Eduardo Bismark estaria de malas prontas para o Podemos. Idilvan e Mauro Filho têm compromisso com Cid Gomes, para se filiarem ao PSB.

Desculpe a ignorância, é aí você já calculou os prejuízos do tarifaço de 50% imposto por Trump e apoiado pela família Bolsonaro?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE