Concerto leva magia do Natal à Praça da Sé
A orquestra contou com instrumentos tradicionais
Foto: Indja.
Joaquim Júnior
23/12/25 11:00

Na última sexta-feira (19), a Praça da Sé, em Crato, recebeu o Concerto de Natal da Vila da Música, realizado pelo equipamento cultural em parceria com a Secretaria de Cultura no município. Cerca de 250 músicos apresentaram ao público um repertório organizado em três momentos: erudito, regional e popular/tradicional. A direção artística foi dos professores Liu Man Ying e Leandro Serafim.

Enquanto o coral foi formado pelos núcleos infantil e juvenil/adulto, a orquestra contou com instrumentos tradicionais da família das cordas friccionadas, como violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, além de instrumentos de sopro e de formações populares, do teclado à sanfona. Através da música, o público imergiu no universo natalino com direito à trilha sonora especial característica do período.

Lucinha Rodrigues, gestora da Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, conta que o Concerto de Natal foi concebido com uma dupla missão: ser um presente artístico para a cidade e, ao mesmo tempo, um marco pedagógico na trajetória dos estudantes do espaço. “A ideia central foi a integração total, reunindo, no mesmo palco, alunos dos níveis introdutórios aos mais avançados, além dos grupos artísticos da Vila da Música”, explicou, ao dizer que o projeto foi pensado como forma de devolver à sociedade, por meio da arte, todo o apoio recebido ao longo do ano.

Em 2025, de acordo com Lucinha, o foco do equipamento esteve na profissionalização da gestão e na ampliação do impacto social da escola. Entre outras ações, neste ano, foi elaborado o planejamento estratégico que orientará a Vila da Música no período de 2026 a 2030, além de um plano de ações afirmativas construído em parceria com o Programa Cientista Chefe da Cultura. Para 2026, segundo a gestora, o compromisso da Vila da Música é fortalecer ainda mais a política pública de formação musical e a descentralização do acesso à cultura, atuando como um farol de formação qualificada e fruição artística no interior do Ceará, dialogando com o Crato e com toda a região do Cariri.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE